EPCAR recebe alunos para ingressar na carreira militar


A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) recebeu 180 jovens de diversos estados para ingressar no Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), sendo que dezesseis deles candidatos  de Barbacena. Ao todo, foram 9.695 inscritos de todo o Brasil . A cerimônia de recepção contou com a presença de autoridades da instituição, além de familiares e amigos dos estudantes.

Jovens de Manaus, Piauí, Pernambuco, Goiânia,  Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro,  São Paulo e vários outros estados, despediram –se da família para seguir um sonho.  “São jovens entre 14 e 18 anos, que estão se desenvolvendo em todos os aspectos.  A escola será uma educadora da parte intelectual,  física e moral”, disse Brigadeiro Alex Picchi Izmailov, Comandante da EPCAR.

Para homenagear os futuros oficiais aviadores, os aviões de caça F-5 e tucano T-27, que pertencem ao 1º Grupo de Aviação de Caça,  sediados na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, sobrevoaram os céus de Barbacena, fazendo manobras, aguçando ainda mais o desejo dos novos estagiários e mostrando claramente o misto de orgulho e ansiedade nessa nova fase de vida.

Um a um, todos os novatos receberam os cumprimentos do comandante da EPCAR, Brigadeiro Alex Picchi Izmailov. Mas um deles  chamou a atenção do Brigadeiro de uma maneira especial: “Quando subiu o estagiário 2014-026 eu disse a ele: bem vindo a essa escola, pois ela vai trilhar o seu caminho e só você será responsável pelos seus passos. Bem vindo meu colega, 2014-026, pois eu, em 1976, fui o 76-026”, relembrando de quando chegou como estagiário na EPCAR.

Um destaque entre os 180 jovens foi o estagiário David Almeida, de Canoas (RS),primeiro colocado no processo seletivo. De acordo com ele, foi uma época de dedicação extrema de estudos, muitos livros comprados, exercícios resolvidos e agora a hora de partir para o futuro. 

O Brigadeiro Alex Picchi Izmailov, ressaltou ainda que os futuros cadetes,  sairão da escola  melhor educados em todos os aspectos.  “Por isso que o Brasil investe na EPCAR, para que pessoas de todos os estados e lugares venham pra cá e conheçam Barbacena. E aqui , desenvolvam seu caráter, sua personalidade e façam com que se reconheçam como pessoas  que estão colaborando com o destino do Brasil', finaliza o Comandante da EPCAR. 

Segundo o Coronel  Roberto Carlos Fernandes, as primeiras semanas são intensas para os novos estagiários. Eles terão que se esforçar bastante para encontrar com os colegas do 2º e 3º ano. E, a partir daí, seguir normalmente o ensino médio.

Na segunda semana de fevereiro, mais precisamente no dia 14, os 180 jovens  serão oficialmente alunos da EPCAR.


Busca de Notícias