Prefeitura usa silagem própria para alimentar animais em eventos


A silagem de milho é considerada a mais rica em energia, porque o milho é uma das culturas mais utilizadas no Brasil para esse fim. Isso porque resulta  em um bom rendimento de matéria verde, excelente qualidade de fermentação, além de manter grande valor nutritivo e ser também bem aceita pela maior parte dos animais. Este método de conservação consiste na forragem para alimentação de animais e significa segurança para seus proprietários. É  uma espécie de reserva de alimento para os animais.

Pensando na boa alimentação dos animais durante os eventos realizados na cidade e distritos, a Prefeitura de Barbacena, juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Rural, desde 1983, teve o hábito de confeccionar a silagem. “Nos últimos sete anos, a prefeitura não fez este plantio. Estavam comprando este material, para atender aos eventos. Sendo que, fazer a silagem era tradicional da Prefeitura”, explica Paulo César Viol, Subsecretário de Desenvolvimento Rural.

Para manter a tradição, a Prefeitura já fez o plantio do milho e segundo o subsecretário, já está com mais ou menos um metro de altura e com um poder vegetativo excelente. “Teremos 90 toneladas de massa para estocar e atender a alimentação dos animais, durante toda a exposição”, ressaltou Paulo César Viol.

A silagem será preparada dentro dos padrões técnicos exigidos para que seja de primeira qualidade, oferecendo aos animais um alto nível proteico.

De acordo com o subsecretário,  além de voltar às origens e oferecer um produto de qualidade, a Prefeitura também fará uma economia de 50% , dando mais segurança aos donos dos animais e mantendo a qualidade do leite.


Busca de Notícias