Vistoria garante condições seguras de transporte escolar em Barbacena


Vistoria veicular é obrigatória e deve ser feita de seis em seis meses.
Sistema elétrico, freios, pneus e direção estão entre os itens avaliados.

Com o início das aulas, os pais devem ficar atentos aos veículos que fazem o transporte escolar de seus filhos. Nesta época do ano, todos devem passar por uma vistoria junto a Subsecretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana (SUTRAM), órgão responsável pelo sistema de trânsito e transportes municipal. A inspeção é obrigatória e precisa ser feita a cada seis meses, ocasião em que é verificada a condição de conservação e funcionamento de 96 itens distribuídos em toda a estrutura do veículo entre eles, o sistema elétrico, freios, pneus, direção e mecânica, tornando o transporte ainda mais seguro.

Os responsáveis pela vistoria checam as janelas, cujas aberturas não podem passar de 15 centímetros e não podem ter película escurecedora nas partes envidraçadas, bem como o uso de cortinas. Conferem também se há cinto de segurança em todos os bancos, além da data de validade do extintor de incêndio. Caso o veículo seja reprovado, o dono deverá  providenciar o reparo e retornar para que seja feita outra vistoria. Neste ano, houve novos cadastramentos na SUTRAM para suprir a demanda no atendimento dos escolares e devem começar a rodar a partir deste mês. 

Todos os veículos cadastrados recebem um código numérico identificador e com ele, o dístico SUTRAM na parte externa das portas dianteiras e também na parte traseira do carro. “A faixa amarela com a palavra “escolar” não é garantia de que o transporte seja legal. Os pais, na hora de contratar ou renovar o serviço, devem conferir a Autorização de Tráfego expedida pela SUTRAM a qual possui a foto do responsável / motorista / monitor com seus respectivos dados como também do veículo operador, garantindo que este passou por vistoria veicular,” explicou o Subsecretário da SUTRAM Cel. Carlos Alberto.

 A Autorização de Tráfego tem vencimento entre 15 de julho e 15 de janeiro, nela consta a data da última vistoria realizada, além de quando a próxima deve ser feita. A SUTRAM ainda poderá a qualquer momento realizar vistoria não programada nos veículos escolares para verificação dos itens de segurança, conservação, conforto e higiene, garantindo a confiança dos pais e segurança das crianças. 


Busca de Notícias