Vagão do Patrimônio vem a Barbacena e realiza minicurso


O Vagão do Patrimônio vem circulando por diversas cidades da Zona da Mata Mineira e desembarcará em Barbacena nos próximos dias 13, 14 e 15 de fevereiro.

Trata-se de uma iniciativa do projeto Memória Trem, realizado pelo Laboratório de Patrimônios Culturais - LAPA/ Instituto de Ciências Humanas/ Universidade Federal de Juiz de Fora / Ministério da Educação – Pró-Ext em parceria com a Prefeitura de Barbacena / Agência de Desenvolvimento em Integrado de Barbacena e Região (AGIR) / Diretoria de Cultura e Turismo.

Desde março de 2013 uma equipe multidisciplinar percorre esta região em busca de vestígios, manifestações, relatos e lugares que ancoram a memória e o patrimônio cultural legado pela ferrovia que tanto impulsionou o desenvolvimento urbano, econômico e sociocultural não só em Minas, mas em todo o Brasil, apesar de em grande parte ter sido desativada nas décadas de 60 e 70. O resultado deste trabalho em breve será divulgado através de cartilhas, exposições fotográficas, vídeo-documentário, entre outros produtos previstos para a culminância do projeto.

O Vagão do Patrimônio, a fim de envolver a comunidade barbacenense e tornar participativo este processo, oferece um mini-curso sobre o tema “Memória e Patrimônio”, ministrado pela Professora e Arquiteta Milena Andreola (CES-JF / PERMEAR), com 3 horas de duração, programado para 13 de fevereiro (quinta feira), 19h, no Auditório da AGIR (Praça Conde de Prados, S/N, Centro).

Nos dias seguintes, 14 e 15 (sexta e sábado), de 8h às 12h e de 14h às 18h, na Estação Ferroviária de Barbacena - CEFEC, uma oficina artística intitulada 'Trem de Afetos', ministrada pelo artista plástico e maquinista Jorge Fonseca, com duração de 16 horas. Utilizando técnicas variadas - pintura, colagem, bordado, entre outras – os participantes serão conduzidos à uma viagem criativa baseada em histórias e vivências - pessoais e coletivas – originadas de suas relações com a ferrovia.

Como público-alvo, pretende-se envolver jovens (ensino médio e técnico), adultos, idosos, artesãos e artistas, ferroviários e amantes da ferrovia, profissionais da área cultural, interessados em geral.

O mini-curso é aberto ao público e dispensa inscrição prévia. Já para a oficina, é necessário inscrever-se através do e-mail memoriatrem@gmail.com ou diretamente na AGIR / Diretoria de Cultura e Turismo (de 12h às 18h - telefone para contato: 32-3331.5503). As vagas são limitadas. Toda a programação é gratuita e o material necessário para as atividades será disponibilizado pelo Memória Trem.  

 


Busca de Notícias