Guarda Municipal treina cães para auxiliar na rotina e proteção dos agentes


Com o objetivo de contribuir para o combate de drogas nas escolas e logradouros públicos do município e principalmente ter a confiança de toda Comunidade, a Guarda Municipal de Barbacena (GAM) treina seus cães para dar suporte em ações e proteger agentes, caso estejam em perigo.

Segundo o GM-1 Rogério Otaviano da Silva, o canil foi criado há um ano e já conta com quatro cães, sendo que são três machos da raça pastor belga malinois e uma fêmea , pastor alemão. “Não temos preferência pela linhagem dos animais, mas temos mais contato com o pastor belga e pastor alemão. Eles têm uma resistência maior para o trabalho, são obedientes e fáceis de serem adestrados”, ressaltou ele.

“Os nossos cães são avaliados quando temos o primeiro contato com eles, sendo filhotes ou adultos. A partir da reação que eles têm, sei se existe o instinto de caça tão requisitado por nós treinadores”, explicou GM-1 Otaviano Silva sobre como são escolhidos os animais para os treinamentos.

Os cães, orientados pelos adestradores, são treinados  para uma abordagem de rotina com ataque do suspeito a um Guarda Municipal e a técnica da mordida no braço. Esta prática é preparada para ajudar os guardas em situações de perigo. “ Um cão bem habilitado ajuda o profissional e não ataca sem ter o devido comando”, afirmou Otaviano.

A sede da GAM fica na Rua: Egberto Hallais, s/nº - Bairro: Valentim Prenassi.


Busca de Notícias