Contrato de financiamento garante recursos para as obras do córrego Bahia
Com financiamento de R$ 5 milhões junto ao BDMG, governo municipal já pode providenciar a contratação de empresa para o início das obras de recuperação do córrego


Em solenidade na Cidade Administrativa, sede do Governo do Estado, na manhã de terça-feira, dia 18, foi assinado o contrato de financiamento de R$ 5 milhões entre a Prefeitura de Barbacena e o Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais – BDMG para as obras de recuperação do córrego da Rua Bahia. A partir de agora, o município está autorizado a providenciar a contratação de empresa para o início das obras.

O evento foi presidido pelo Vice-Governador Alberto Pinto Coelho, e contou com as presenças do Prefeito Toninho Andrada, do Presidente do BDMG Matheus Cotta Carvalho e do Deputado Estadual Lafayette Andrada, líder do governo na Assembleia Legislativa, além de diretores do Banco.

O financiamento foi possível após lançamento, pelo Governador Antônio Anastasia,  do Programa de Apoio aos Municípios Mineiros através do BDMG, com a inclusão de Barbacena, a aprovação do projeto apresentado pela Prefeitura Municipal, e a autorização da Secretaria do Tesouro Nacional, do Ministério da Fazenda, que aprovou o cadastro fiscal do município.

“Em breve daremos um fim a um período de omissão do poder público”, disse o Prefeito, referindo-se à falta de manutenção da canalização do córrego da Rua Bahia nos últimos anos. “Depois de vinte anos vamos recuperar os estragos do tempo e do descaso da gestão passada”, concluiu.

O Presidente do BDMG, Matheus Carvalho, disse que “no início de 2013 o município estava sem condições de contratar operações com a instituição devido as pendências fiscais e cadastrais”, e que “a recuperação administrativa do município em menos de um ano foi surpreendente, possibilitando a conclusão do processo de financiamento em tempo muito curto para os padrões públicos brasileiros”.

O Vice-Governador Alberto Pinto Coelho destacou o esforço do Governo do Estado em ofertar linhas de crédito aos municípios mineiros e parabenizou a gestão do Prefeito Toninho Andrada “pela eficiência na captação dos recursos ofertados”. Para o Deputado Lafayette Andrada, a assinatura do contrato “é demonstração de que o Governador Anastasia está atento às demandas da cidade” e que a atual gestão municipal “está preparada para aproveitar as oportunidades”.

 


Busca de Notícias