Campanha de vacinação contra HPV tem início em março


O Ministério da Saúde, juntamente com a Secretaria do Município de Saúde Pública, anunciaram hoje (20), a incorporação da vacina contra o vírus HPV no calendário de vacinação para meninas de 11 a 13 anos, a partir do dia 10 de março.  Em 2015, a vacina será ofertada também para meninas de 10 e 13 anos, no ano seguinte de 9 a 13.

Diretores das escolas públicas e privadas de Barbacena, foram convidados para uma reunião no auditório da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) para que fossem repassadas informações sobre HPV (Human Papiloma Virus) e as estratégias de vacinação que ocorrerá nas instituições.

 A coordenadora Vigilância em Saúde, Dra. Madalena Orempuller em seu pronunciamento, falou sobre o início da vacinação nas escolas e a importância da imunização para a prevenção do câncer de colo de útero. A partir de 10 de março, a vacina passa a integrar o calendário de vacinação. 'Nós pretendemos vacinar todas as meninas de 11 a 13 em todo Município,  com a campanha contra o Câncer de Colo do Útero, o segundo que mais atinge as mulheres”, afirmou Madalena.

“Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Neste ano, será vacinado o primeiro grupo (11 a 13 anos).  Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 10 a 13 anos e em 2016 às meninas de 9 anos”, completou Orempuller.   

Segundo Ana Lúcia Santos, coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), será disponibilizado profissionais da saúde para irem até as escolas e assim, vacinar as meninas.  “Acho que vamos ter sucesso com esta imunização, explicamos aos professores e mostramos a importância da vacina”, disse.


Busca de Notícias