Bairro João Paulo II recebe médico do Programa Federal


O  Programa Mais Médicos, do Governo Federal,  juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde Pública, leva ao bairro João Paulo II, mais um profissional para priorizar o atendimento a atenção primária. Especializado em Ginecologia, Medicina do Trabalho, Saúde da Família e Saúde Mental, Dr. Raimundo Carlos Lira, saiu do interior do Maranhão, em Barreirinhas, para mostrar toda sua experiência em Barbacena, visando a melhoria da saúde de toda comunidade. O médico vai atuar na Estratégia de Saúde da Familia (ESF) do bairro João Paulo II e segundo ele, no início vai atender as pessoas com mais necessidades, fazendo a prevenção  e a promoção da saúde.

Dr. Lira, assim como é conhecido, ressaltou a sobre sua especialização em saúde mental : “o objetivo maior é de cuidar dos pacientes que já são portadores de doenças crônicas, em seguida, fazer o controle e evitar agravos”.

Já a Coordenadora da Atenção Primária de Barbacena, Juliana Ludgero, explicou a importância de um profissional deste porte na cidade. “Esta especialização em Saúde Mental é muito interessante. Seria ideal se todos os médicos fizessem isso, até mesmo pelo perfil de Barbacena. A quantidade de psicotrópicos (substâncias químicas naturais que podem alterar os processos psíquicos) que a população utiliza, é muito alto. E fazer um trabalho visando no desmame, incentivando na atividade física, ao invés de medicamentos,  será de grande proveito para toda a população”.

O médico  começa na unidade ainda esta semana e irá fazer cerca de 24 atendimentos por dia. 


Busca de Notícias