Capacitação eleva conhecimento de Agentes de Saúde


Uma capacitação nesta sexta-feira (28), no Auditório da Faculdade de Medicina de Barbacena, com o tema “Doenças Sexualmente Transmissíveis, previna-se e curta o Carnaval com segurança”, para todos os agentes comunitários de saúde e auxiliares de enfermagem, teve a finalidade de informar, tirar todas as dúvidas e instruir os funcionários.

Ao falar da importância sobre a qualificação, Claudia Miranda – Gerente de Educação e Saúde - disse que é fundamental  instruir os agentes da área dentro do tema proposto, pois eles são peças principais a estratégia de saúde da família. E explica ainda, que os funcionários estão mais próximos da população  a partir de visitas. “Eles têm que ser preparar para então, informar o Município”, apontou a gerente.

Este licenciamento é feito mensalmente com temas diversos e o assunto desta vez é relacionado a doenças sexualmente transmissíveis, chamando atenção da comunidade sobre o uso de preservativos e bebidas no carnaval.

 Já para a Agente de Saúde, Claudia Muniz, estes encontros são válidos, porque facilitam  o trabalho nas visitas e solucionam dúvidas no decorrer do bate-papo. “Os temas são ricos e sempre quando a população tem algum questionamento, sabemos para onde encaminhar e até o que responder a eles”, explicou a agente comunitária.

 Dentre os convidados do evento, estava a Subsecretária de Promoção e Ações a Saúde, Queila Cristina Pereira de Souza, que ressaltou a união da equipe de saúde. “Consideramos estes agentes como uma ligação direta entre o grupo de trabalho e a comunidade. Eles fazem visitas com frequência e presenciam todos os problemas apontados. Estas capacitações são absorvidas e em seguida, passadas à população”, afirmou Queila.

 Ela ainda disse que todos os funcionários da área da saúde, diariamente, tem um novo aprendizado  devido à demanda do Município. E as capacitações ajudam muito no entendimento e consequentemente  na prevenção de doenças, que é uma das propostas da Secretaria Municipal de Saúde Pública (SESAP).

 

 


Busca de Notícias