Escolas de Samba mostram alegria, samba no pé e homenagem na Avenida


A  Avenida Governador Bias Fortes virou referência de charme, brilho, alegria,  glamour e muito samba no pé, com o desfiles das escolas de samba Acadêmicos de Vila do Carmo e Acadêmicos da Tijuca. Passistas, destaques, organizadores e presidentes estavam eufóricos para o início. Uma mistura de alegria e nervosismo tomava conta dos rostos de cada equipe. Até que começaram a chamar para fazer a concentração.

Com muita irreverência e explosão de sorrisos, a primeira escola a desfilar na avenida foi a Acadêmicos de Vila do Carmo, homenageando o reitor da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), Bonifácio Andrada.

Presente no evento e prestigiando a escola, o reitor explica a emoção de ser o tema principal do samba enredo. “Fico muito honrado e satisfeito, porque esta homenagem é sempre uma demonstração de apreço e velha amizade dos companheiros aqui da cidade. Por outro lado,  também queria dizer que gosto de carnaval e sabendo deste gosto, aproveitaram a oportunidade para me  aproximar ainda mais dessa festa”, destaca o Deputado Federal Bonifácio Andrada.

“São dois carros alegóricos, sendo que o primeiro representando a Unipac Criança e o segundo, os 50 anos da instituição. A escola desfila com 200 componentes entre passistas e integrantes bateria. A palavra de ordem aqui hoje, é samba no pé, pois estamos reverenciando um grande homem que fez muito por Barbacena” afirmou emocionado o presidente da Acadêmicos de Vila do Carmo, Francisco Medeiros, popularmente conhecido como Tozinho.

A funcionária da Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região (AGIR), Beth Lima, foi como destaque principal  no carro sobre os 50 anos da Unipac e ressalta “Foi uma emoção muito gostosa, estou orgulhosa e muito emocionada em fazer parte da equipe”.

Bonifácio Andrada ainda explica a importância do carnaval para a cidade. “O carnaval é uma festa popular em toda parte do Brasil. E a tradição barbacenense, de ter blocos é muito antiga. Tivemos blocos carnavalescos no passado, que foram para Belo Horizonte como primeiro lugar em Minas Gerais. Além de ser uma prática, há também uma disposição e conseqüentemente uma experiência em fazer uma festa de qualidade. Todo ano, o Carnaval de Barbacena é animado e os poderes públicos se dispõem a ajudar, juntamente com o prefeito Toninho Andrada e toda sua equipe. É uma festa muito animada e todos vão festejar bastante”.

Embaixo de muita chuva e sem desanimar o público presente, a segunda escola a desfilar , com 49 anos de existência, foi a Acadêmicos da Tijuca, enaltecendo as “Maravilhas do Mar”.  De acordo com presidente, Jorge Luiz Dias, o Jorginho, todas as sereias e tudo que o mar traz de mais belo, será revelado na Avenida. “Nós sempre “brigamos” para que as escolas saíssem na Avenida Governador Bias Fortes, porque nós a vemos como a Avenida do Samba. Vamos fazer o público dançar”, ressaltou Jorginho.

A Tijuca, como é conhecida por todos, desfilou com dois carros alegóricos e uma ala especial que é a Velha Guarda, composta por fundadores, organizadores e antigos passistas, investindo na história da escola. “Somos da antiga. Sempre ajudamos e nunca conseguimos reunir a velha guarda para desfilar. E finalmente esse dia chegou. Estamos prontos para sambar e cantar”, contou com os olhos cheios de lágrimas Raimundo Nonato, conhecido como Procópio.

Maria das Graças do Nascimento, famosa Bica, ressalta que todos fizeram um ótimo trabalho, estão renovando a cada ano, o compromisso pela Tijuca. “Ano que vem será ainda melhor. Queremos fazer bodas e vamos chegar lá”.

O folião Eduardo Pires, servente, não saiu de perto e até mesmo na chuva, viu as escolas e deu sua nota. “Estou adorando o carnaval de Barbacena aqui na Avenida Governador Bias Fortes e todas as escolas deram um show. No quesito criatividade, dou nota 10”.

A única escola que não se apresentou, foi a Acadêmicos Rosa de Ouro, devido a problemas técnicos e fará sua apresentação na terça feira (4), as 20hs.

A Polícia Militar, sempre garantindo a segurança dos foliões, fez um esquema de plantão. E no período de 24 horas, cerca de 90 militares se alternam. “Além da segurança, estamos distribuindo dicas de prevenção e também divulgando o 190 para denúncias”, disse a Tenente Alessandra Vitoreti. A estimativa da PM, é de que 4 a 5 mil pessoas estejam aproveitando o carnaval, por dia.

A Vigilância Sanitária também esteve presente no local, padronizando as barraquinhas e dando dicas para os comerciantes, visando um manuseio correto de condimentos e principalmente alimentos. “ A nossa função hoje, é educativa. Não queremos que nenhuma infecção alimentar aconteça. Já demos as devidas orientações e os  barraqueiros estão colaborando muito”, explicou Maria de Fátima Brasil de Oliveira, fiscal sanitário.

Para encerrar a noite com chave de ouro, Fernanda Garcia, integrante da Fernanda e Banda, agitou os foliões até a madrugada. “O pessoal está muito animado. Do hotel, escutei todo mundo cantando, batucando o tempo inteiro. Prometo não deixar ninguém parado”, finalizou a vocalista da banda.

A festa continua até a terça feira com muita alegria, blocos, marchinhas e diversão para todos os tipos de idade e todos os gostos. É só ir para a rua e aproveitar o Carna BQ 2014.


Busca de Notícias