Campanha contra HPV começa hoje


 A Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV, que previne o Câncer do Colo de Útero começou oficialmente nessa segunda-feira, 10, na APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Barbacena e irá percorrer todas as escolas públicas e privadas de Barbacena e região. A primeira dose será aplicada até o dia 31 de março. O objetivo é vacinar o maior número de crianças com idade entre 11 e 13 anos.

 De acordo com a Ana Lucia Santos, Coordenadora do Programa Nacional de Imunização de Barbacena, o governo investiu pesado e pretende atingir, no mínimo, 80% das crianças com idade para receber a vacina. “Além da cidade de Barbacena, uma equipe irá percorrer toda zona rural que terá uma atenção especial. Essa é a primeira vez que essa vacinação esta sendo feita pela rede pública. Uma oportunidade que não dá para perder”, ressalta Ana Lucia Santos.

 Não só as crianças estiveram presentes nos pontos de vacinação, os pais também compareceram. Para Andréa Rodrigues Alves Margarida essa campanha é válida. “Trouxe minha filha porque penso na saúde dela. Essas campanhas são excelentes”, afirma. Stephanie Auxiliadora Nogueira completa 12 anos em abril e já foi vacinada. “A vacina doeu um pouquinho mas eu não chorei”, conta orgulhosa. A mãe, Maria de Fátima Nogueira, não pensou duas vezes. “Não poderia deixar de trazer minha filha. Vi a propaganda na televisão e ouvi comentários de amigos. Por isso estou aqui”, diz.

 A vacina que vai entrar para o calendário nacional gradativamente será aplicada em três etapas. Com a primeira dose os responsáveis recebem um documento agendando a segunda dose da vacina que será realizada entre os dias 1 a 12 de setembro. A terceira e última dose esta prevista para daqui a 60 meses.

 A criança só estará imune à doença após a terceira dose da vacina.


Busca de Notícias