Semana da Água será movimentada em Barbacena


Começou hoje, nas escolas municipais de Barbacena, e se estende até a próxima sexta-feira, 21, a comemoração da Semana da Água com o tema 'Quem ama cuida'. Promovido pela Diretoria de Meio Ambiente da AGIR, o evento tem ainda a parceria de órgãos que atuam junto aos Recursos Hídricos da cidade, como SAS, Copasa e  Polícia Militar Ambiental, e também a participação da Secretaria Municipal de Educação.

De hoje, 17, a  sexta-feira, 21, acontecem  nas escolas municipais Camilo Gomes de Araújo (Pinheiro Grosso); Crispim Bias Fortes (Torres); Crispim Bias Fortes (Correia de Almeida); Randolfo Teixeira de Andrade (Serrão); e José Felipe Sad (Santa Cecília)  palestras e atividades lúdicas sobre “Quantidade de Água no Planeta”, para alunos de 1º a 5º ano e sobre “Uso Racional da Água”, para os de 6º a 9º ano. Os professores Rogério Pereira da Fonseca, responsável pela Sala Verde e Maria de Fátima Claudino Gomes, assistente de Coleta Seletiva da Diretoria de Meio Ambiente AGIR, estarão nas escolas explicando aos alunos a importância de se preservar a água.

Segundo Rafaela Cerqueira, Chefe da Divisão de Educação Ambiental, Diretoria de Meio Ambiente, AGIR, em 2013 foi realizados vários trabalhos de Educação Ambiental na cidade. “A comemoração da Semana da Água nas escolas em 2014 tem dois pontos importantes: além de levar informações sobre a água para as crianças em atividades de conscientização, ela inaugura a volta da Sala Verde como membro participativo nas escolas de maneira sistemática. A partir de agora, vários trabalhos serão desenvolvidos continuamente junto à rede escolar do Município”, explicou Rafaela.

O Diretor de Meio Ambiente, Sérgio Grossi acredita que muitos problemas foram constatados recentemente pelo Plano Municipal de Saneamento Básico, já entregue pela Habitat Ecológico ao Prefeito em sua versão final. “Há muito que se fazer, principalmente com relação à conscientização no que tange a economia deste precioso líquido tratado, que vai para as torneiras para consumo da população. Cuidar da água não é um dever só das concessionárias, mas também da população”, completou o diretor de Meio Ambiente.

A programação encerra no Dia Internacional da Água, 22 de março, sábado, com uma Blitz Educativa na Praça dos Andradas, de 9h às 13h, quando serão realizadas atividades como distribuição de folders, panfletos, adesivos para conscientização e educação ambiental, atividades lúdicas e teatro de fantoches da Sala Verde/DMA e Copasa, apresentação da maquete da Ete Caieros e estande ambiental da 13ª CIA da Polícia Militar Ambiental voltado para a conscientização referente ao uso irregular dos recursos hídricos, entre outros assuntos relacionados à natureza.

 


Busca de Notícias