Prefeitura retoma obras em três UBS


A Prefeitura Municipal esta trabalhando para entregar mais três UBS (Unidades Básicas de Saúde) nos bairros Nova Suíça, Vilela e Funcionários. O processo de acabamento e construção foi retomado e o que de pretende é que as unidades sejam liberadas o mais rápido possível, facilitando o acesso da população à saúde. As construções pararam em setembro de 2012 e as obras foram reiniciadas em novembro de 2013, na nova gestão. Com o abandono, os prédios sofreram com o tempo e o estado de degradação é grande, sendo necessários esforços extras para conseguir verbas para realizar os consertos, dar continuidade na construção e entrega das unidades de saúde.

 De acordo com o gerente de consultoria do SESAP (Secretaria de Saúde Pública), Rafael Bastos Pereira, as obras foram paralisadas por quebra de contrato, quando mais da metade das obras estavam concluídas. “O Prefeito Toninho Andrada nomeou uma comissão para avaliar o estado em que ficou cada unidade e determinou que cumpríssemos o contrato. Cerca de 89 mil reais foram investidos através de recursos próprios do tesouro municipal”, revela o gerente. Isso mostra que diante à crise que foi encontrada no inicio do mandato, a Prefeitura encontrou recursos para investir na saúde.

 Após equipes de saúde percorrerem os bairros de Barbacena, foi constatada a necessidade de melhoria e qualidade no atendimento.  As UBS vão aumentar a área de cobertura e proporcionar estrutura física para a população. “Essas unidades oferecem à comunidade cadastrada uma extensão no que se refere a estratégia de saúde da família, vai facilitar o acesso e um serviço de melhor qualidade”, garante a coordenadora de atenção a saúde, Juliana Tiemi Ludgero. Cada estrutura vai contar com três equipes e terá em média 72 atendimentos médicos por dia, sem contar os atendimentos odontológicos e de enfermagem.

 


Busca de Notícias