Distrito Industrial é apresentado e tem a aprovação dos empresários locais


Aconteceu na manhã de hoje, no Hotel Senac Grogotó, o  II Painel Empresarial com o lançamento, apresentação do Distrito Industrial de Barbacena e assinatura do protocolo de intenções com 11 empresas locais para a expansão do Parque Industrial Cidade das Rosas (SW Planejados, MB Temper, Baraka Infinity Home, WR Embalagens, BQ Pneus, Clofthi, City 10, Predapi, BR Descartáveis, Gráfica e Centro Empresarial). O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal em conjunto com a Agência de Desenvolvimento Integrado (AGIR), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI).

Com aproximadamente 250 mil metros quadrados e de fácil acesso às BRs 381 (Fernão Dias), 265 e 040, o Distrito Industrial foi otimizado em um terreno doado pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG). Um projeto altamente sustentável, visando a expansão das empresas de Barbacena, o planejamento já tem 80% do local ocupados. Segundo o arquiteto responsável Agostinho da Costa Filho, mais conhecido como Guto Costa, o investimento terá “a cara” da cidade e uma preocupação com o meio ambiente. “Não fizemos nada sem conversar com os diretores e secretários. Tudo está no padrão e seguindo todas as regras”, explicou o arquiteto.

De acordo com o Prefeito de Barbacena, Toninho Andrada esta área foi adquirida pelo Município há quase 20 anos e nunca foi utilizada. “No meu primeiro governo ganhamos este terreno. Durante todo esse tempo, infelizmente,  o espaço ficou paralisado e sentimos a necessidade de impulsionar e urbanizar o território, abrigando ali, empresas que vão trazer divisas para o Município, gerar emprego e renda”, disse o prefeito.

Trazendo cerca de 500 a 1.000 empregos diretos e indiretos, empresários e Gestão Municipal comemoram o feito.  “É preciso dizer quer o distrito ainda está em sua fase inicial. Estamos atrás de recursos para melhorar a urbanização, abertura de ruas, iluminação e infraestrutura, mas já temos o mínimo para dar o primeiro passo e começarmos o projeto. Não podemos perder mais tempo”, salientou empolgado Toninho Andrada.

Profissionais do SEBRAE, de Belo Horizonte, vieram somar no que se trata de ideias inovadoras e informações, buscando sempre conhecimentos uteis para os empresários locais e investidores, mostrando ainda que Barbacena é um ótimo lugar para empreender. “A cidade ocupa a 19ª posição de Minas e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é alto”, completou Luander Falcão, Analista Técnico do SEBRAE.

Já para o outro analista, José Tarcísio Fagundes de Paula, se este segmento não estiver bem economicamente no mercado, a cidade não ficará bem. “O ideal é aproveitar esse potencial de forma organizada e unida. E que venha para somar na economia da região”, falou o analista do SEBRAE.

O diretor do INDI, Maurício Cecílio, parabenizou a Prefeitura pela iniciativa e resaltou o quanto Barbacena tem atrativos para que a economia local cresça gradativamente. “Uma iniciativa como esta, mostra que a Gestão está no caminho certo e com atitudes maduras. Temos um banco de dados, onde mostra que o potencial de Barbacena está alto a nível de investimento. Agora, a cidade tem que concentrar seus esforços em um ou mais segmentos para que os resultados venham rapidamente”, elogiou Maurício Cecílio.

Atentos às apresentações do INDI e SEBRAE, empresários locais mostraram interesse  sobre o grande investimento da Prefeitura Municipal, tão importante para a economia da cidade, geração de novos empregos e ampliação de seus negócios.  Para Sheila Galvão, diretora da SW Planejados, a expectativa é muito grande e estão loucos para o projeto sair do papel. “O planejamento que vimos está lindo, para nós empresários é um grande estímulo”, ressaltou ela.

O diretor da Clofthi Transportes Ltda, Ovídio Daniel de Souza, fez uma observação sobre localização e geração de emprego. “Gostei muito da localização do Distrito Industrial. Estamos atualmente, no bairro Santa Tereza, em um local de difícil acesso. No novo local vamos ter mais visibilidade, fazendo com que a empresa cresça mais. A Clofthi tem 15 funcionários ativos e com a ampliação, queremos expandir para 150 pessoas. Isso vai mudar toda dinâmica”, salientou entusiasmado Ovídio.

Ainda destacando o crescimento das empresas locais, Ronaldo Fonseca da WR Embalagens, disse que a atitude do Prefeito Toninho Andrada foi muito importante para Barbacena. “O Gestor foi feliz em sua conduta, foi uma das propostas de governo e agora, está cumprindo. A Prefeitura está de parabéns, por dar prioridade aos empresários locais, primeiramente”, informou o empresário.

Diretor de Fomento Econômico da AGIR, Felipe Alvim, disse que o II Painel Empresarial tem o objetivo de estimular e apresentar os dados relevantes da economia local, criando assim um embasamento técnico para atrair novos investimentos e dessa forma expandir o Parque Industrial de Barbacena. “Acredito que seja um marco da administração pública. O polo industrial é o destaque desta manhã. O grande diferencial que temos é o estímulo aos empresários locais, dando a eles oportunidade de crescimento”, disse Alvim.

Para conscientizar os empresários sobre o espírito de equipe e a vontade de crescer, Carla Ribeiro, analista técnica do SEBRAE, fez uma dinâmica com os presentes, mostrando que sozinho ninguém faz nada. “Se eu sair por ai, sozinha, e dizer que Barbacena é o melhor lugar para investir, vão no mínimo achar que não estou bem. Mas se os empresários de Barbacena, fizerem isso, a cidade será cada vez mais visada e muitas empresas vão querer participar deste sucesso”, alertou a analista.

Na ocasião, o Prefeito ressaltou sobre o lançamento de mais dois editais de licitação muito importantes para Barbacena. Um deles é a contratação da empresa que vai reformar todo córrego da Rua Bahia, com investimento de R$5 milhões.  E outro, liberando a contratação da ampliação e construção do Hospital Regional, com aplicação de R$16 milhões, trazendo um impacto favorável na saúde da cidade e região.


Busca de Notícias