Saúde no Mês da Mulher


O Dia Internacional da Mulher foi celebrado no último dia 08, mas as comemorações não param. Aproveitando o mês de março, as Unidades Básicas de Saúde de Barbacena estão executando trabalhos focados na prevenção de doenças e promoção a saúde. As UBS oferecem ações voltadas para o bem estar da mulher com o objetivo de atender e fazer a prevenção de doenças.

 A Coordenadora de Atenção à Saúde, Juliana Tiemi Ludgero, entende que esse é o momento de chamar as mulheres. “Nossa preocupação é facilitar o acesso para a realização de atividades de promoção a saúde e prevenção de doenças e agravos, além disso, incentivar a auto-estima e o auto cuidado das mulheres barbacenenses”, completa a Coordenadora.

 Até 2013 o exame de mamografia não era disponibilizado em Barbacena. As mulheres eram encaminhadas para Conselheiro Lafaiete. Devido a necessidade em facilitar o acesso e garantir o exame para prevenção e detecção precoce do câncer de mama em todas as mulheres acima de 40 anos, a SUPLAS (Subsecretaria de Planejamento e Regulação) viabilizou a realização do exame no município.

 A gerente da Estratégia de Saúde da Família, Francielly Monteiro, informa que  “devido muitas mulheres trabalharem durante o horário de funcionamento dos postos de saúde (07:00h as 11:00h / 13:00h as 17:00h), no mês de março, várias Unidades Básicas de Saúde (UBS) vão atender com horários exclusivos para suprir essa necessidade da população. Orientamos as mulheres a procurarem a UBS mais próxima de sua casa para se informarem”.

 


Busca de Notícias