Postos de Saúde atendem em horário especial


Os atendimentos especiais em comemoração ao mês da mulher já começaram. Na tarde de ontem, na UBS Carmo, no bairro Nossa Senhora do Carmo, foram realizados exames clínicos de mama, coleta papanicolau, solicitação de mamografia, orientação em Saúde da Mulher e explicações sobre HPV, além de tratamento dentário.

As consultas foram realizadas em um horário especial (de 17h às 21h), para possibilitar que algumas mulheres, donas de casa ou que trabalham o dia inteiro, pudessem realizar seus exames preventivos com mais tranqüilidade. “Estamos fazendo o trabalho de prevenção e acompanhamento com as pacientes que chegam no posto de saúde. Estamos esperando cerca de 20 atendimentos hoje. Esse horário é ótimo porque podemos dar mais atenção às mulheres que nos procuram”, conta a enfermeira Marcelina Neves Vieira.

As pacientes compareceram e acharam válida a iniciativa e principalmente o horário. Jorginéia da Silva foi a primeira a ser atendida. Não quis perder a oportunidade de fazer as consultas. “É muito importante a mulher se prevenir. Aproveitei a tarde de hoje para fazer o preventivo contra o câncer do colo de útero. Tenho consciência de que quanto antes o câncer for descoberto mais chance de cura as pessoas tem”, fala a manicura. Helenice Mara da Silva também participou das palestras e realizou os exames. “Faço meus exames todos os anos. Aqui fui atendida rapidamente. O horário não poderia ser melhor, principalmente porque trabalho o dia todo. Todas as mulheres devem fazer o mesmo”, aconselha a tele digitadora.

O horário estendido realmente vem fazendo a diferença. O numero de atendimentos aumenta muito, revela a enfermeira Raphaela Moura Nascimento. “Atendemos mulheres de 25 a 64 anos, onde o câncer do colo de útero aparece mais. A expectativa é a melhor possível. Esses atendimentos devem continuar. Essa ação é muito importante e facilita para quem mais necessita”, confessa a enfermeira da UBS.


Busca de Notícias