PMRR prevê ações de prevenção


A Prefeitura de Barbacena, preocupada com o bem estar da população, reuniu na tarde dessa última quarta-feira, 19, lideranças de bairros, secretários e engenheiros para a elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR), onde prevê a execução de ações estruturais e não estruturais que visam  reduzir e controlar as situações de risco das comunidades, causadas pelo excesso de chuva e deslizamento de encostas.  Além disso, garante que áreas de ocupação irregular recebam serviços públicos de infra-estrutura e saneamento básico.

A reunião com a Fundação Israel Pinheiro (FIP), empresa contratada para efetuar o plano, foi realizada no auditório da Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região (AGIR), onde foi mostrado pontos de risco na cidade e consequentemente debatido entre os presentes.

Segundo Alisson Mendes, biólogo e um dos integrantes da equipe da FIP, o plano tem parceria com os Governos Municipal, Estadual e Federal e será de grande importância para a cidade. Ele ressaltou ainda que Barbacena não está em estado crítico, muito pelo contrário, será apenas um plano para prevenção. “Fizemos um mapeamento das áreas que  consideramos de risco, mas a cidade, pelo porte que ela tem, está em ótimo estado. Queremos mesmo é prevenir o pior, então nosso trabalho mesmo, será de orientação”, explicou o biólogo.

Muito atento a todos os mapeamentos, o Coordenador Municipal de Defesa e Proteção Civil Dimas da Silva Teixeira, disse que ainda terão que fazer uma visita aos locais destacados pela FIP. “Vários problemas foram apontados, mas vamos percorrer todos os bairros de Barbacena e avaliar o risco de cada um. Assim que a aprovação do PMRR acontecer, vamos conseguir recursos para diminuir a ameaça”, destacou Major Dimas.

O Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) está em fase de construção e após a conclusão será agendada uma data para Audiência Pública. A partir daí a Prefeitura Municipal poderá ganhar recursos para as devidas obras.


Busca de Notícias