“Esporte na Escola” revela novos métodos para o ensino


Aprender brincando. Esta é a nova proposta realizada pelo Programa Esporte na Escola, desenvolvido em duas redes municipais da zona rural de Barbacena, E. M. Coronel José Máximo (Pombal) e Crispim de Paula Nésio (Costas).  Visando um aprendizado de qualidade e com resultados rápidos, o Sindicato Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), idealizador do projeto, fez uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Desporto, Sindicato Rural e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG).

A nova proposta do “Esporte na Escola” é fazer com que os professores mudem o jeito de ensinar, trazendo brincadeiras e esportes como didática principal no aprendizado. Para a diretora da Escola Municipal Coronel José Máximo, Claudia Ivone Zanetti, estes novos métodos vão trazer mais conhecimento para os alunos e professores. “Nossos estudantes vão sair mais das salas de aula e terão atividades diferentes, possibilitando uma rapidez no raciocínio e uma cultura para toda a vida”, explicou a diretora.

O programa foi realizado no último sábado (29), com a presença de aproximadamente 30 pessoas, entre alunos e professores das escolas do 6º ao 9º ano. O planejamento foi ministrado pelo instrutor do SENAR e educador físico, Marcelo Lucas Gomes. Segundo ele, o projeto é uma ferramenta pedagógica que permite criar meio de despertar a motivação pelo conhecimento através de jogos, dinâmicas e atividades desportivas, sempre voltado para o ensino. “É um método de estímulo/resposta. Os estudantes aprendem por prazer, não por obrigação”, completou o educador físico.

A funcionária do Sindicato Rural de Barbacena e mobilizadora do SENAR, Iracema Costa Flisch, ressalta que a proposta é muito importante para desenvolver juntos aos professores diferentes métodos de tornar o ensino mais lúdico. “Será uma motivação a mais para todos, consequentemente, o desempenho da escola vai ser alto”, falou Iracema.

Já o presidente do Sindicato Rural e vice-presidente da FAEMG, Renato Laguardia, destacou sobre a união das equipes em benefício da educação. “Sem parceria, não se consegue ir muito longe. O sindicato está de portas abertas para que possa desenvolver projetos que melhorem a qualidade de vida do homem do campo”, disse Laguardia.

O Secretário de Educação e Desporto, Emiliano Furtado Campos, abraçou a ideia e alegou: “Sempre vamos buscar e aperfeiçoar cada vez mais a qualidade do ensino para os alunos da rede municipal”, finalizou o secretário.


Busca de Notícias