Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio


Em solenidade realizada no Palácio Tiradentes, na cidade Administrativa Tancredo Neves, o governador Antonio Anastasia entregou, troféus e certificados a quinze práticas vencedoras do Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Minas. É a primeira vez que o Estado realiza uma edição do concurso.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) são desafios estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em diversos indicadores sociais, como acabar com a fome e a miséria, reduzir a mortalidade infantil e combater a AIDS, afirmou  a secretária estadual de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena, que na foto encontra-se ao lado do coordenador do Programa Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil (Pnud), Jorge Chediek, e do secretário chefe da Casa Civil, José Augusto Penna Naves, que no evento representou o prefeito Toninho Andrada.

O prêmio visa reconhecer iniciativas de prefeituras ou de organizações como ONGs, universidades, fundações, empresas e movimentos sociais que contribuem com o cumprimento das metas do Milênio. Além de valorizar os projetos, o concurso faz com que boas práticas sirvam de exemplos para regiões onde esses indicadores precisam ser melhorados.

Em seu pronunciamento o governador Antonio Anastasia afirmou “quero cumprimentar a todas as entidades finalistas desse prêmio e gostei muito de observar que, dentre os finalistas, temos organizações da sociedade civil, temos prefeituras, universidades, empresas, ou seja, é a sociedade como um todo, em todas as suas facetas que aqui comparece. Isso é muito bom porque demonstra como estamos multifacetados nessa tentativa de melhorar e aprimorar nosso Estado e nosso País”, concluiu o governador.

O coordenador do Pnud, da ONU, Jorge Chediek, destacou que Minas Gerais mostrou grande progresso nos últimos anos. “O Brasil como um todo melhorou o índice de desenvolvimento humano, em 20 anos 47%. Minas melhorou 52%, ou seja, mais do que o resto do Brasil e é um avanço notável a nível mundial. Além disso, Minas tem repactuado os ODMs, ou seja, o governador e equipe do Governo de Minas Gerais assumiram um compromisso de ir além dos objetivos globais, assumindo o compromisso de melhorar ainda mais a qualidade de vida da população mineira, que é também muito destacado e reconhecido globalmente”, disse Chediek.

Criado em 2004 pelo governo federal, o Prêmio ODM Brasil é fruto de parceria com o Programa Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil - Pnud e com o Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós Podemos. Os projetos premiados recebem certificados que confirmam a contribuição para a promoção dos ODMs. O pacto para os Objetivos do Milênio foi assinado, em 2000, por 191 países e os objetivos devem ser alcançados até 2015.


Busca de Notícias