Presidente da AMM vai a Portugal divulgar Municípios Mineiros
Antônio Carlos Andrada participou da cerimônia para lançamento da “Casa do Município Brasileiro Na Europa” e concedeu entrevistas nos principais meios de comunicação do país


O presidente da Associação Mineira de Municípios e Prefeito de Barbacena, Antônio Carlos Andrada, participou na noite de terça-feira do lançamento da Casa do Município Brasileiro na Europa – CMBE. O evento reuniu cerca de cem participantes, entre políticos, empresários e representantes de municípios portugueses, no Palácio da Bolsa, sede da Associação Comercial do Porto.

Com o objetivo de internacionalizar o municipalismo e divulgar as potencialidades dos municípios mineiros na Europa, a Casa do Município Brasileiro na Europa – CMBE será sediada na cidade do Porto, em Portugal. No evento, houve assinaturas de cooperação e apresentação da Casa à comunidade internacional.

A CMBE será uma associação sem fins lucrativos e vai promover o intercâmbio cultural, científico, tecnológico, econômico e comercial entre os Municípios mineiros e a União Europeia. O país lusitano, por ter a mesma língua, foi escolhido para ser a porta de entrada para o velho continente e o objetivo é que os gestores municipais possam usar a Casa como uma ponte para novos negócios e parcerias na Europa.  

Na manhã de terça-feira, 09, Antônio Carlos Andrada concedeu entrevistas para a Rádio TSF e para a Rede de Televisão – RTP, que são os principais meios de comunicação do país. Nas duas oportunidades, o Presidente da AMM abordou temas econômicos e as vantagens das relações de intercâmbio entre os municípios mineiros e o mercado europeu.

A Casa do Município Brasileiro na Europa é um projeto firmado entre o Sindicato dos Técnicos em Tributação, Fiscalização e Arrecadação do Estado de Minas Gerais - SINFFAZ, a Federação Nacional de Associações e Sindicatos de Funcionários das Secretarias de Estado da Fazenda - FEBRAFISCO, a Associação dos Exatores do Estado de Minas Gerais - ASSEMINAS e o Instituto Brasileiro De Desenvolvimento Nacional e Internacional - IBD. 

I Conferência Luso Brasileira de desenvolvimento econômico

Na quarta-feira, dia 10, o prefeito Toninho Andrada participou da abertura solene do I Conlubra, em Lisboa, capital de Portugal. A solenidade reuniu personalidades brasileiras e portuguesas para debater as possibilidades de intercâmbio comercial a partir dos municípios.

Ao lado do ex-deputado da República e professor catedrático da Universidade Nova Lisboa, Jorge Bacelar, do ex-Ministro do Tribunal Superior Eleitoral do Brasil, Joelson Dias, e do professor da Universidade do Minho, Joaquim Rocha, entre outras autoridades, o prefeito de Barbacena e presidente da Associação Mineira dos Municípios – AMM, Toninho Andrada, proferiu discurso abordando aspectos do municipalismo brasileiro, com ênfase na realidade mineira.

O evento é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento - IBD e do Grupo Jurídico TLCB, com apoio da AMM.


Busca de Notícias