Dia Mundial da Saúde
Barbacena celebra Dia Mundial da Saúde com ações de prevenção e cuidados à população


 

   O final de semana foi marcado pelas ações promovidas pela Prefeitura Municipal para comemorar o Dia Mundial da Saúde. Dezenas de pessoas foram à Praça dos Andradas para participar das atividades, que foram desenvolvidas por meio das Unidades Básicas de Saúde. A proposta foi aproximar a população do serviço de saúde, principalmente aproveitando as datas comemorativas. “Sair das unidades e ficar mais próximo da comunidade é o nosso objetivo. Interagir com as pessoas em um local central é o ideal porque saímos da nossa rotina e o público é bem receptivo. Ficamos felizes com esse tipo de trabalho”, confessa a enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Efigênia, Débora Cristina da Silva.

   A primeira atividade do dia foram os exercícios de alongamento. Em seguida, aeróbica, para alegrar e melhorar a qualidade de vida. “Os grupos de ginástica são grandes, mas nem todas conseguiram participar na manhã de hoje. Promover a saúde e cuidados com o bem estar é primordial. Este foi um sábado diferente, com esse objetivo”, destacou a professora de ginástica, Marcela Lauriano Rosa.

   A alimentação saudável também foi tema do encontro e ganhou destaque. A nutricionista Rita Helena Fonseca explicou sobre a importância da leitura dos rótulos dos alimentos para o conhecimento do valor nutricional de cada produto que consumimos. “O visual conta muito e é isso que estamos fazendo aqui. Alguns alimentos possuem muito óleo, outros sal. Aqui colocamos em um copinho a quantidade de cada embalagem para que as pessoas tenham ideia do que consomem, muitas vezes sem saber que o fazem. Desta forma, o resultado é melhor e chama a atenção das pessoas que passam por aqui. Elas chegam a ficar chocadas com a quantidade de açúcar, gordura e sal dos produtos que consomem”, explica a nutricionista.  As pessoas que por ali passaram receberam salada de frutas e orientações sobre a qualidade dos alimentos.

   Todos que transitavam pelo local aderiram à festa e participaram das atividades, algumas aproveitaram até para fazer exames que eram oferecidos gratuitamente. Como é o caso da aposentada Maria Aparecida da Silva, que afirmou que sempre aproveita esses eventos para cuidar de sua saúde. “Sempre participo e fico aguardando ansiosa pela próxima ação. Acho muito bom porque dá para fazer um controle. Eu me preocupo muito com minha saúde!”, exclamou D. Maria. A iniciativa também foi aprovada pelo pedreiro José Alcides da Cunha, que foi medir a pressão e a glicose. “Acho que a localização facilita muito a nossa vida. Fazer isso no sábado e em um ponto central é ótimo”, declarou.


Busca de Notícias