Professores da Rede Municipal participam de Programa de Formação
Parceria da Prefeitura com o Governo Federal promove o curso por meio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa


A Secretaria Municipal de Educação e Desporto (Seduc) já deu início à segunda etapa do Programa de Formação para Professores Alfabetizadores da rede municipal de ensino. O programa é fruto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, entre o Ministério da Educação e a Prefeitura Municipal de Barbacena. As ações iniciais da segunda etapa foram realizadas de 07 a 11 de abril em Juiz de Fora. Estiveram presentes nos encontro as orientadoras de Estudos do Pacto em 2014,  Alcilaine Frizzoni Candian, Cátia Cristina Ribeiro, Cintia Costa Tauvanes e Joanina Aparecida Garcia Almeida, que compõem o quadro efetivo da rede municipal de Barbacena.

Neste primeiro momento, as orientadoras receberam a formação inicial e apropriada dos conhecimentos compartilhados com os formadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que atuarão como formadores em Barbacena. Além da continuação da formação, outras ações fazem parte da parceria, tais como: avaliação em larga escala, produção de material para o professor e alunos, ofertas de materiais pedagógicos para as escolas, construção de cantinhos de leituras e jogos na sala de aula.

Neste ano de 2014, o curso será ofertado em 160 horas totais, sendo 40 horas de aprofundamento em Língua Portuguesa e 120 em Alfabetização Matemática. O programa atenderá 109 professores alfabetizadores cursistas, cadastrados no SISPACTO (Sistema de Monitoramento do MEC) e 30 profissionais, entre técnicos e Professores de outros anos, perfazendo um total de 139 participantes.

Em 2013, todos os professores que atuavam nos anos iniciais do ensino fundamental, ou seja, do 1˚ ao 3˚ano, participaram da formação em serviço, aplicando na sala de aula aprendizagens decorrentes do curso. Na primeira etapa, a ênfase foi em Língua Portuguesa e o curso foi concluído perfazendo um total de 120 horas.

O objetivo do Pacto é possibilitar aos servidores a ampliação e fortalecimento das habilidades da prática pedagógica, auxiliar as escolas com materiais necessários ao desenvolvimento das atividades diárias e, como consequência, garantir a aprendizagem dos alunos no processo de alfabetização, promovendo a oportunidade para que todos saibam ler e escrever até os 8 anos de idade.


Busca de Notícias