Mobilização sobre a Luta Antimanicomial movimenta Feira Livre neste domingo
O dia 18 de maio é um marco na Reforma Psiquiátrica Brasileira


Barbacena se mobiliza para o Dia da Luta Antimanicomial no próximo domingo, dia 18 de maio. De 9 da manhã ao meio-dia, a Feira Livre da avenida Olegário Maciel será espaço de conscientização e reflexão em uma ação coletiva que marca a Reforma Psiquiátrica Brasileira. Mais de 300 pessoas, entre profissionais da saúde, pacientes e familiares, irão participar.

O evento é organizado pela Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde Pública (SESAP) e conta com o apoio da Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região - AGIR da Prefeitura Municipal de Barbacena. Segundo o diretor de Integração Regional, Fred Furtado, a data neste ano trouxe novas possibilidades por ser em um domingo. 'Nós vamos colorir a feira em uma integração para motivar as pessoas a conhecerem a luta, agregando ainda mais à mobilização que acontece há tantos anos'. 

O vice-presidente e diretor de Cultura e Turismo da AGIR, Edson Brandão, destaca a importância de reconhecer e apoiar a iniciativa. 'O poder público, com o papel de prestador de serviço, precisa estar presente e fomentar essas ações. Assim, em um trabalho como este, que junta a saúde, a cultura e a memória do município, o melhor é feito para que o envolvimento seja produtivo e efetivo'.


Sobre a data - O dia 18 de maio remete ao Encontro de Trabalhadores da Saúde Mental, que reuniu mais de 300 profissionais na cidade de Bauru (SP) em 1987.Desde então, várias cidades do país comemoram a data. E Barbacena tem um importante papel nesta trajetória. Segundo Leandra Vilhena, gerente das Residências Terapêuticas e Unidades de Acolhimento da Secretaria de Saúde Pública da PMB, 'o Dia da Luta Antimanicomial representa o fortalecimento de uma causa. E a nossa cidade é uma referência neste sentido. É fundamental que a gente se lembre deste movimento que gerou grandes mudanças na compreensão do que é a saúde mental'.

Serviço

Dia da Luta Antimanicomial
Data: 18/05
Horário: 9h às 12h
Local: Avenida Olegário Maciel, Centro


Busca de Notícias