Expô apresenta grandes shows e apoio ao produtor rural
Na abertura oficial, o Prefeito Toninho Andrada assinou convênios com a Emater e a Secretaria de Meio Ambiente do Estado para ampliar a atuação dos órgãos em apoio aos produtores rurais de Barbacena e região.


A Exposição Agropecuária de Barbacena ganhou uma dimensão especial este ano. Além de ampliar a tradicional festa, recuperada no ano passado pela atual gestão municipal, a Prefeitura anunciou parcerias com órgãos estaduais para ampliar suas estruturas de apoio aos produtores rurais da cidade e região. Nos dois convênios, a Prefeitura de Barbacena fará um aporte de R$ 400 mil anuais.

Na abertura oficial, ocorrida quinta- feira passada, dia 15, o Prefeito Toninho Andrada assinou convênios com a Emater e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, para que as duas instituições possam ampliar suas atividades. Ao lado do presidente da Emater e da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural – Asbraer, José Ricardo Ramos Roseno, o prefeito Toninho Andrada firmou convênio com a instituição, reforçando o órgão local com estrutura e pessoal. Também esteve presente o gerente Regional da Emater, Ismael Mansur Furtado. Toninho enfatizou que “Barbacena é uma das grandes produtoras de hortifrutigranjeiros do estado e ressente de uma estrutura mais arrojada da Emater, para dar suporte adequado ao trabalho dos nossos produtores”. Ele agradeceu ao presidente da Emater pelo apoio e teceu elogios à atuação de José Roseno à frente da autarquia estadual.

Com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado, o convênio prevê a ampliação da estrutura e das competências do Núcleo Regional de Regularização Ambiental sediado em Barbacena. Como o Núcleo tem estrutura reduzida, todas as questões ambientais na cidade e região têm que ser encaminhadas à Superintendência Regional da Zona da Mata – Supram, localizada em Ubá. O convênio foi assinado pelo Prefeito Toninho Andrada e o Superintendente Regional da Zona da Mata, Leonardo Sorbliny. Com sua implementação, todos os assuntos ambientais passarão a ser resolvidos na sede de Barbacena, sem necessidade de deslocamento a Ubá.

O prefeito Toninho Andrada registrou a atuação do deputado estadual Lafayette Andrada junto ao governo do estado para que os convênios tivessem êxito, e agradeceu o seu trabalho. Por sua vez, o deputado Lafayette ressaltou que “Barbacena vai aos poucos recuperando as estruturas necessárias para impor-se como cidade pólo da região, que é e sempre foi a sua vocação, mas que havia sido enfraquecida nos últimos anos”.

“É um ano que nós da AGIR e da Secretária de Agricultura, fizemos uma grande parceria e consequentemente, um esforço pra que a festa saísse linda, como estamos observando. Queremos convidar a população para que venham ao local, conheçam os stands e prestigiem essa festa que está maravilhosa. Trouxemos grandes espetáculos com shows que hoje estão na mídia nacional. Gostaria de parabenizar o secretário Getúlio Feres pela grande festa campolinense, como também, pelos grandes núcleos do gado Holandês e Jersey.”, disse o presidente da AGIR, André Borgo.

Já o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Getúlio Paes Feres, a organização do evento foi realizada com muita atenção e toda equipe se sente honrada em fazer parte dessa festa. “É com muito orgulho que a gente luta pra fazer essa exposição e sem esse apoio do prefeito Toninho Andrada , nada disso poderia ser possível. Porque é uma guerra pra gente conseguir fazer e acontecer”, explicou Getúlio Feres.

Também presente, o Presidente do Sindicato Rural, Renato Laguardia, ressalta: “Começamos o torneio leiteiro com 50 vacas dando 60/70 litros de leite por dia. Todos não mediram esforços para que a Exposição acontecesse, a secretária de obras também ajudou embelezar esse parque. E parabenizo ao nosso grande Prefeito Toninho Andrada, que apoia o sindicato e principalmente apoia o produtor rural”, revela Renato Laguardia.

A Exposição Agropecuária de Barbacena reúne mais de mil animais e tem extensa programação de shows. Nesta sexta-feira, 16, sobe ao palco Cristiano Araújo, que promete muita animação até altas horas. O cantor Leonardo será a grande atração do sábado, 17. Encerrando a programação, show com João Bosco e Vinícius, no domingo, 18, com entrada franca.

Movimentando a parte técnica da Exposição, os julgamentos do cavalo campolina, gado holandês, gado jersey, ovinos e caprinos e o torneio leiteiro. Tem ainda o rodeio todos os dias, que é uma grande atração.

A atual administração municipal vem desenvolvendo um sério trabalho de revitalização das tradicionais festas da cidade, visando a transformá-las em um polo de negócios, de movimentação do turismo e levando mais segurança e conforto para as pessoas. A Exposição Agropecuária que vem movimentando acidade nesta semana está repleta de novidades. Além da excelente programação de shows que agradou a todos, uma big estrutura foi montada no Parque, num verdadeiro processo de inovação.

A praça de alimentação apresenta uma estrutura montada com equipamentos de primeira linha, que são usados em grandes eventos em todo o Brasil, como a cobertura, que é mais ampla, gerando conforto e tranquilidade ao público. Um espaço que visa também à segurança alimentar. Tudo muito padronizado: ao todo são 16 barracas dentro dessa estrutura e com produtos bem definidos - barracas que vendem alimentos não comercializam bebidas e aquelas que vendem bebidas não trabalham com o setor de alimentação. A finalidade é agilizar o atendimento e também monitorar a venda de bebidas para os menores de 18 anos. Para ter acesso aos produtos das barracas, as pessoas precisam comprar a “ficha” em um dos 12 pontos de vendas que foram montados.

Uma mudança que procura levar mais qualidade na alimentação. “Quem vende tem deveres e quem compra tem direitos. A Exposição é um evento que precisa apresentar mais conforto, segurança e higiene para o público”, disse Carlos Alberto Xaulin, diretor da Cadora, empresa que está promovendo a Exposição neste ano.

Uma outra novidade é que a negociação dos espaços das barracas, que foram comercializados, transcorreu numa negociação mais moderna, pois o barraqueiro pagará uma porcentagem de sua venda, o que segundo os organizadores, é mais tranquilo e motiva mais os barraqueiros.

Enfim, a Prefeitura Municipal não economizou nos investimentos para fazer da Exposição Agropecuária uma das melhores dos últimos tempos.

O acesso ao Parque de Exposições é livre. Para entrar na área reservada para o show, os menores de 18 anos, segundo orientação do Juizado da Infância e Juventude, devem estar acompanhados dos pais.

Barraca da Medicina - Um outro local que passou por mudanças, pois recebeu melhorias no piso, ampliação em 200 metros da barraca, no intuito de oferecer mais conforto, além, é claro, da colocação de mais banheiros.


Busca de Notícias