Parque Emeric Marcier recebe mais de 700 visitas durante Semana do Museu
A programação foi ampla e todos puderam desfrutar de tudo o que oferece o local


O Parque Casa de Marcier recebeu durante a Semana dos Museus a visita de mais de 700 pessoas, sendo a maioria estudantes de Barbacena e região. Uma ampla programação compôs as celebrações. A Semana dos Museus foi realizada de 11 a 18 de maio, organizada pela Prefeitura Municipal, através da diretoria de Cultura da Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região - AGIR.  O tema de trabalho deste ano foi “Museus: Coleções criam conexões”.  Além das visitas guiadas à casa do pintor Emeric Marcier, os estudantes participaram de atividades promovidas pela Sala Verde e diretoria de Meio Ambiente da AGIR, assistiram à contação de histórias do professor Toninho Neguinho e a mini concertos com os professores e músicos do Conservatório Municipal Heitor Villa Lobos. Nos fins de semana, a Arena Marcier foi palco de shows do Quarteto Ângelus, Ballet Clássico do CEFEC, da Banda Silvazé e do Sarau de Rua Vira Lata Barbacena. 

Mais de 30 eventos movimentaram a Semana, que envolveu todos os museus de Barbacena. E as atividades não se restringiram somente aos museus. Os alunos da Sociedade São Miguel Arcanjo puderam participar de oficinas de Fotografia, Grafitti e Máscaras Venezianas, assim como os estudantes da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG Campus Barbacena receberam o diretor de Cultura e Turismo da AGIR, Edson Brandão, para palestra sobre a vida e obra de Emeric Marcier. A Banda de Música do 9º Batalhão da PMMG também participou das comemorações da semana e se apresentou na manhã do último domingo, na Praça dos Andradas.

O tema “Museus: Coleções criam conexões” foi escolhido com o objetivo de valorizar os trabalhos dos artistas e das estruturas dos museus, buscando o incentivo à visitação a estes locais repletos de cultura. “Durante esta semana, desenvolvemos programação especial e diversificada, procurando incentivar as pessoas para que entendam que os museus podem agregar bem mais do que o conjunto histórico que os constituem. Podem receber outras atividades culturais, como recitais de música, espetáculos de dança e teatro, shows variados, oficinas de arte-educação e meio ambiente, palestras, dentre outras possibilidades, transformando-se em espaços vivos, modernos e dinâmicos”, enfatizou Deliane Dani, coordenadora do Museu Emeric Marcier.

Devido ao sucesso das atividades desenvolvidas no período, a Exposição Fotográfica “Luz & Cena” permanecerá aberta ao público até o dia 31 de maio, no Parque Museu Casa de Marcier.  As visitas guiadas podem ser agendadas pelos telefones (32) 3333-7501 e (32)8863-2812.


Busca de Notícias