Alunos do Tim ArtEducAção apresentam espetáculo
Em parceria com Prefeitura por meio da AGIR, o Projeto encerra o semestre letivo


As oficinas de balé, dança de rua, contação de história, teatro e arte digital se juntam hoje (27), para a Mostra Artística do Tim ArtEducAção. O projeto em Barbacena é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal por meio da Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região - AGIR. A apresentação do espetáculo está marcada para as 19h30, na Escola Municipal Embaixador Martim Francisco, que fica nas dependências do CAIC. A entrada é gratuita e o local tem capacidade para 150 pessoas. 

A peça escolhida para o evento, que contará com a participação de cerca de 100 alunos de escolas públicas do município, é 'O Cavalinho Azul', de Maria Clara Machado. 'Percebemos que as crianças não conheciam nem a obra e nem a autora mineira - que ainda é viva - e identificamos uma oportunidade de ensinar a literatura, a vida e a obra dela nas oficinas”, destaca Ana Luisa Barroso, articuladora do programa na cidade.

 

O TimArtEducAção

O programa, realizado há 13 anos, já atendeu a mais de 60 mil crianças e adolescentes da rede pública de ensino em oficinas artísticas ministradas em 12 cidades mineiras. Ele é coordenado pela ONG Humanizarte e patrocinado pela empresa TIM, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. 

Em Barbacena, a parceria com a Prefeitura se destaca há anos. Para o Presidente da AGIR, André Borgo, 'é de extrema importância a manutenção deste projeto, que já é vitorioso desde 2001, quando a cidade foi uma das primeiras cidades a aderir ao TIM ArtEducAção. Ele tem cumprido muito bem o seu papel social no município. E nós nunca deixamos de participar desta iniciativa, que populariza e democratiza o acesso à cultura'.

O diretor de teatro, presidente da ONG Humanizarte e idealizador do programa TIM ArtEducAção, Marcelo Soares de Andrade, observa o impacto do projeto.  “Conseguimos no município oferecer aos alunos o acesso ao conhecimento sobre as artes cênicas, a dança e a literatura. E a beleza do que eles aprenderam será levada ao público neste espetáculo”.

O Cavalinho Azul

A peça conta a história do menino Vicente e seu cavalo azul. Para seus pais, o cavalo azul não passa de um pangaré marrom que eles acabam vendendo para comprar mantimentos. Recuperar seu cavalinho azul é a missão e a aventura de Vicente. Ele tem a convicção de um profeta, acredita no poder da sua imaginação e busca a realização do seu sonho sem se deixar abater pela descrença dos adultos que encontra pelo caminho. Ele é também um herói imbatível, que enfrenta perigos e passa por mil peripécias. É esse o mundo em que Vicente vive a inesquecível emoção de procurar seu sonhado cavalinho azul.


Busca de Notícias