Cães e gatos devem ser imunizados com a vacina antirrábica
A vacina dos animais é gratuita


A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde Pública, vem realizando, gratuitamente, desde o início deste mês de maio a campanha de vacinação antirrábica. A imunização está sendo realizada neste primeiro momento na zona rural por agentes, que percorrem várias localidades. Segundo os organizadores, devem receber a dose todos os animais acima de três meses. Um posto fixo de vacinação foi montado no antigo Sanatório para aqueles que quiserem levar seu animal, com atendimento das 8h às 12h.

É importante salientar que o animal deve ser encaminhado para vacina por uma pessoa maior de idade. Os animais tidos como ‘bravos’ precisam estar com a fucinheira para garantir a segurança das pessoas. Já os gatos, de preferência estar em uma caixa de transporte para evitar a fuga do animal. Aqueles cães ou gatos que estiverem doentes não serão imunizados.

No último dia da campanha, 31 de maio, a vacinação será realizada em 55 locais espalhados por toda a área urbana de Barbacena. A meta é vacinar cerca de 80% dos animais, o que corresponde a cerca de 30 mil bichos, entre cães e gatos. A vacina antirrábica é a única forma de prevenção segura contra a ‘raiva’. Uma pessoa mordida por um animal contaminado deve, portanto, procurar um local especializado em doenças infecciosas imediatamente, para que possa ser vacinado e curado (já que a doença em humanos, quando prontamente tratada, pode ser curada).

A doença: Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes – sejam eles gatos ou cães. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até dois meses antes que os seus sintomas (também bastante similares) comecem a aparecer; sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.


Busca de Notícias