Seminário Regional do Rio das Mortes reúne cidades do Campo das Vertentes
Evento acontece em sintonia com o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho


A preservação e a despoluição do Rio das Mortes será tema de um evento que vai integrar 5 cidades do Campo das Vertentes. Barbacena, Barroso, Tiradentes, São João del-Rei e Santa Cruz de Minas se juntam para o Seminário Regional do Rio das Mortes, uma das maiores iniciativas já feitas em torno do histórico rio. Em Barbacena, o evento é coordenado pela Prefeitura Municipal por meio da AGIR. “Voltar a refletir o rio, em maior escala, é uma experiência única. Deste esforço conjunto, sairão ações concretas para o futuro do maior manancial hídrico das Vertentes”, destaca o Diretor de Meio Ambiente, Sérgio Grossi. O Seminário integra as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, que movimenta diversas instituições da cidade e região.

O Seminário será aberto em São João del-Rei, no dia 4 de junho, a partir das 14 horas, no Campus Santo Antônio da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Serão realizadas duas palestras: 'Saneamento Básico', com a professora do IF Sudeste, Fernanda Nascimento Alhara, e 'Contexto atual do saneamento de São João del-Rei e seu impacto no Rio das Mortes', com o diretor do DAMAE e geógrafo Gustavo Cardoso. Em seguida, a Vice-prefeita e Secretária de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade de SJDR, Maria Cristina Pereira, inicia oficialmente o Seminário com a apresentação da proposta de criação do Fórum Regional do Rio das Mortes, que estabelecerá um diálogo permanente entre os municípios da região que compõem a Bacia, em busca de soluções conjuntas.

O evento será fechado em Barbacena, no dia 6 de junho, às 7 da noite, no Auditório do IF Sudeste MG. Primeiro haverá uma palestra com Polyanna Duarte, do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), sobre o 'Plano Diretor de Recursos Hídricos do Rio das Mortes'. Em seguida, serão entregues certificados para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Barbacena, que elegeram a melhor redação na primeira etapa do concurso que aconteceu entre 6 e 27 de maio e teve como tema 'O que fazer para reviver o Rio das Mortes?'. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEDUC). O Prefeito de Barbacena, Toninho Andrada, o presidente da AGIR, André Borgo, e o Diretor de Meio Ambiente da AGIR, Sérgio Grossi, lançam então a proposta de Fórum na cidade e, na ocasião, será apresentada uma carta de intenções que demonstrará o comprometimento das cidades participantes do evento junto ao rio.

Eco Canoagem: Para expandir as ações do tema do Seminário, acontece nos dias 30 de maio e 1º de junho o 1º Encontro Rio das Mortes de Eco Canoagem, que reunirá diversos canoístas federados. O objetivo é refletir o rio de dentro para fora. Serão navegados em torno de 98 km do Rio das Mortes: no primeiro dia, o percurso será entre Barbacena e Barroso e, no segundo, entre Barroso e Santa Cruz de Minas. O destino será o marco zero da Estrada Real. Serão coletadas imagens fotográficas e audiovisuais para serem apresentadas no encerramento do Seminário no dia 6 de junho, em Barbacena.
Ciclismo:  Outra ação esportiva é o ciclismo, que também irá de encontro ao marco zero da Estrada Real, em Santa Cruz de Minas, convergindo com a Eco Canoagem. A saída será às 14h, na Praça do Matosinhos, em São João del-Rei.

III Semana Ambiental Integrada – Entre os dias 2 e 6 de junho, de 8h às 11h e de 13h às 17h, acontece no Ginásio Poliesportivo do IF Sudeste – Campus Barbacena, a 3ª edição da Semana Ambiental Integrada, que conta com diversas entidades. Participam, com oficinas socioambientais, as Prefeituras de Barbacena (por meio da Diretoria de Meio Ambiente da AGIR e SAS), Ibertioga (por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento) e Dores de Campos, bem como o Instituto Socioambiental das Vertentes (IVERT), a Vale, a CEMIG, a 13ª Cia. Independente de Meio Ambiente e Trânsito, a Copasa, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e o próprio IF Sudeste – Campus Barbacena.  
Desdobramentos do Seminário - O Diretor de Meio Ambiente da AGIR, Sérgio Grossi, vai proferir uma palestra no dia 9 de junho, às 19h30, no Auditório da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC). O tema é “O Rio das Mortes e seus problemas”. Na ocasião, também será feito um balanço sobre a Eco Canoagem e o Seminário. O evento é aberto ao público. 


Busca de Notícias