Parceria entre Prefeitura de Barbacena e Secretaria Estadual de Saúde
Exames de mamografia foram realizados na Praça dos Andradas no Centro da Cidade


Em uma campanha de conscientização, que reuniu a Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesap), e a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 487 barbacenenses, com idade entre 50 e 69 anos, fizeram exame de mamografia, sem custo, entre os dias 12e 22 de maio, na carreta da SES, na Praça dos Andradas, no Centro da cidade. Com duas técnicas de radiologia da SES e ainda mais seis funcionários da rede municipal de saúde, a campanha alcançou seus objetivos, acabando com a fila de espera pelo procedimento no Município.

A Secretaria Municipal de Saúde Pública agora aguarda a chegada dos resultados dos exames, o que deve acontecer em um prazo de 30 dias, porém, estes resultados serão enviados pela Secretaria Estadual de Saúde em lotes, contendo 58 exames cada, para então realizar uma triagem e, se necessário, dar encaminhamento no tratamento. Toda mulher, a partir dos 40 anos, deve fazer anualmente a mamografia.

Com relação à campanha realizada em Barbacena, o atendimento somente para mulheres entre 50 e 69 anos foi estabelecido pela Secretaria Estadual de Saúde, por se tratar de uma faixa etária em que normalmente há uma menor procura para fazer o exame. 

Normalmente, as mulheres barbacenenses já contam com o exame de forma gratuita, através do SUS. Para isto, basta que a mulher, com mais de 40 anos, procure a SES, através dos postos de saúde, e então será feito o encaminhamento. Os exames são realizados uma vez por semana no Hospital do Vilela e também em Conselheiro Lafaiete, sendo que, no caso da necessidade de viajar, a paciente ganha o transporte.


Busca de Notícias