Professores da rede municipal de Barbacena participam de seminários sobre Educação Inclusiva
Educadores estiveram em dois encontros realizados na “Rede Sarah-BH”


Com apoio da Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Educação e Desportos, um grupo de professoras da Educação Inclusiva do Município participou de dois seminários, nos dias 19 de maio e 2 de junho, na “Rede Sarah-BH de Hospitais de Reabilitação”. A presença nos dois eventos é a continuação de um trabalho já realizado na rede municipal, que busca sempre o aprimoramento e qualificação para os educadores que estão em sala de aula com crianças que tem necessidades educacionais especiais.

No primeiro encontro o seminário falou da “A inclusão escolar de crianças com paralisia cerebral” e, em continuidade à proposta da Instituição, no segundo foi abordado “E se falta a palavra, qual comunicação, qual linguagem?”. Os dois temas são considerados muito relevantes, pois enfocam questões presentes nas realidades das escolas atuais, diante da proposta legal de inclusão escolar, quebrando barreiras, enfrentando desafios.

No Seminário de maio, foi mostrado que é possível realizar um trabalho, dentro do contexto escolar, com a criança com paralisia cerebral, mesmo que seja desafiador, um processo diferenciado e que apresente resultados paulatinos ao longo do tempo.

O último tema enfocou a “comunicação alternativa”, apresentando tecnologias e recursos diversos que podem ser disponibilizados e utilizados no contexto escolar, familiar e social, a fim de permitir a autonomia, a comunicação e expressão da pessoa com deficiência física, melhorando, por conseguinte, a sua funcionalidade.

Vale destacar que os temas em questão apresentaram enfoques teórico-práticos, expostos por profissionais do “Sarah-BH”, que contribuirão para uma maior reflexão docente e para a busca de um novo fazer pedagógico, mais desafiador e significativo para a Educação Inclusiva de Barbacena.

Outros encontros temáticos acontecerão nos meses de agosto e setembro deste ano, propiciando novas oportunidades de ampliação de conhecimentos profissionais ligados à Educação Especial. 


Busca de Notícias