Barbacena atinge meta na campanha de vacinação contra a gripe
A cidade imunizou 92,12% do público alvo da campanha, superando a meta do Ministério da Saúde


A campanha de vacinação contra a gripe encerrou-se no último dia 30, e Barbacena imunizou 92,12% do público alvo da campanha, tendo superado a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que era de 80%. De acordo com o resultado parcial da Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Vacinação, 88,32% dos idosos receberam a dose da vacina; 94,93% das crianças (de seis meses a menos de cinco anos) foram imunizadas; também foi além da meta a vacinação dos trabalhadores da saúde, que atingiu 121%, seguidos da puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), com 100,56%. O único grupo com menor índice foi o das gestantes, com um total de 57,88% de imunização. Neste ano, a campanha teve uma duração de quase dois meses, em todo o Brasil.

Nessa semana, Barbacena recebeu um pequeno quantitativo de doses da vacina contra a gripe, que está à disposição de qualquer pessoa que deseja ser imunizada. É só procurar uma das unidades básicas de saúde do município, das 8h às 17h. A vacinação durará enquanto tiver o medicamento nas unidades.

A vacina só é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia severa relacionada a ovo de galinha e seus derivados, ou a qualquer componente da vacina. E também para pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores. A vacina pode reduzir em até 45% o número de hospitalização por pneumonia e até 75% a mortalidade global. 


Busca de Notícias