AMMA reúne prefeituras para assinatura de Consórcio
Aliança tem o objetivo de resolver problemas e promover o crescimento da região


Na manhã desta terça-feira, 17, os 15 municípios membros da Associação dos Municípios da Microrregião da Mantiqueira (AMMA) se reuniram para a assinatura do protocolo de intenções para a formação do Consórcio de Desenvolvimento da Área dos Municípios da Mantiqueira (CODAMMA). A aliança irá tratar de três pontos básicos: iluminação pública, lixo e saúde animal. O protocolo foi assinado pelos prefeitos que compõem a AMMA.

O novo Consórcio é uma entidade particular, diferente da Associação, que é privada. Agora, determinadas verbas e projetos, que não podiam ser assumidas pela AMMA, poderão estar à disposição dos municípios através do CODAMMA. A expectativa é promover o desenvolvimento da região com o trabalho, neste caso específico, buscando soluções para os problemas nas áreas de iluminação, lixo e saúde animal.

O prefeito de Barbacena e presidente da AMMA, Toninho Andrada, destacou a importância da criação do Consórcio. “A finalidade é dotar os municípios que integram a AMMA de um novo instrumento jurídico, uma nova ferramenta administrativa para poderem desenvolver os seus trabalhos. O mesmo grupo de prefeitos que integra a AMMA passa a fazer parte do Consórcio, que é uma entidade pública criada por lei e autorizada pelas câmaras municipais. A instituição passa então a ter condição de ter um orçamento público, de receber dinheiro do orçamento do Estado e do orçamento do Governo Federal, ampliando as condições de trabalho que a AMMA faz hoje”, ressaltou.

Já o secretário-executivo da AMMA, Mannoel José Cabral, destacou os benefícios que o Consórcio trará para os municípios. “Nosso consórcio tem custo zero, porque a AMMA está dando toda infraestrutura necessária para a formação do consórcio, então, o município não vai ter nenhum gasto. Nós procuramos fazer desta maneira para poder propiciar economia para o pequeno município. E fazendo das usinas com a reciclagem, talvez, o próprio ICMS ecológico venha bancar o que nós estamos colocando, não vou falar que vai bancar, pois seria muito forte, mas os nossos estudos econômicos vêm mostrando isto. Este consórcio, eu acredito que vai ser um marco, igual o presidente (Toninho Andrada) falou, de desenvolvimento para nossa região”.

O prefeito de Alto Rio Doce, Wilson Teixeira Gonçalves Filho, falou da importância do trabalho em conjunto dos municípios que integram a AMMA. “Município pequeno nenhum consegue montar esta estrutura isoladamente, então o caminho que realmente nós temos é consorciando, o caminho é este”, concluiu.

Os municípios integrantes da AMMA são: Barbacena, Antônio Carlos, Alto Rio Doce, Ibertioga, Oliveira Fortes, Paiva, Ressaquinha, Alfredo Vasconcelos, Cipotânea, Desterro do Melo, Santana do Garambéu, Senhora dos Remédios, Santa Rita do Ibitipoca, Capela Nova e Santa Bárbara do Tugúrio.


Busca de Notícias