Convênios assinados pela prefeitura proporcionam mais atenção ao produtor rural
Produtores rurais de Barbacena e outros 14 municípios da região já podem usufruir dos serviços


Os produtores rurais de Barbacena e outros 14 municípios da região já podem usufruir dos serviços do Núcleo de Regularização Ambiental de Barbacena. A implantação do núcleo na cidade é resultado de mais um convênio assinado pelo prefeito Toninho Andrada com a Superintendência Regional de Regularização Ambiental da Zona da Mata - Supram, com sede em Ubá. Trata-se de mais uma iniciativa visando à melhor qualidade de atendimento ao homem do campo.

A Supram pertence à Secretaria Estadual de Meio Ambiente. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, além de ceder o espaço para o funcionamento, também forneceu dois profissionais para a área administrativa, um advogado e um engenheiro agrônomo.

O convênio firmado com a Supram trouxe, também, para a cidade, os serviços de licenciamento ambiental e de outorga de água. No núcleo, o produtor rural consegue resolver questões ligadas à regularização ambiental, procedimentos relacionados à reserva legal, intervenção permanente, queima controlada, corte de árvore isolada e vários outros. A criação de um núcleo na cidade trouxe mais conforto para o homem do campo, pois quando precisar resolver questões sobre licenciamento e outorga de água, não precisa mais se deslocar até a Superintendência em Ubá.

O Núcleo está localizado à rua Coronel José Máximo, 175, em frente ao Colégio Tiradentes. Está aberto para atendimento das 8h às 18h. As cidades atendidas são: Barbacena, Ibertioga, Barroso, Lagoa Dourada, Ressaquinha, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Rita de Ibitipoca, Senhora dos Remédios, Carandaí, Capela Nova, Desterro do Melo, Dores de Campos, Lagoa Dourada, Antônio Carlos e Alfredo Vasconcelos.

Parceria com a Emater

Um outro convênio assinado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, foi com a Emater. Também com a finalidade de promover o crescimento do agronegócio na cidade. A Prefeitura disponibilizou para o atendimento na Emater um engenheiro agrônomo, um técnico agrícola e um veterinário que já estão dando assistência ao homem do campo e ao pecuarista, na realização de um trabalho que se soma às atividades realizadas pelos outros dois profissionais da Emater. A assinatura aconteceu também durante a abertura oficial da Exposição Agropecuária de Barbacena, que aconteceu no mês de maio. Tudo isso foi possível porque, no ano passado, o prefeito Toninho Andrada já havia renovado o convênio com a Emater, para a continuidade de seus serviços, sempre à disposição do homem do campo (um convênio que estava há anos sem renovação).

Segundo o Prefeito Toninho Andrada, a parceria com a Emater e a Supram vem ao encontro da política municipal de trabalhar em conjunto com os órgãos do governo do estado no sentido de buscar melhorias e serviços para apoiar os produtores rurais. “A Emater e a Supram são importantes parceiras do município nas políticas voltadas para as atividades rurais”, disse.

Na avaliação de Getúlio Feres, secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, os convênios assinados pela Prefeitura só leva benefícios para o homem do campo, pois agora poderá estar atendendo um número maior de produtores. “Uma grande conquista para o setor, uma vez que Barbacena é uma cidade que tem grande parte de sua economia voltada para o agronegócio”, destacou.

“Com os novos profissionais, a Emater, que atendia anualmente a cerca de 500 produtores sem repetição, espera dobrar esse número, contribuindo ainda mais para o crescimento do homem do campo”, pontuou João Marcos, extensionista do escritório da Emater Barbacena.

Na Emater, o produtor faz a declaração de aptidão ao Pronaf, retira o atestado de produção para o Ceasa, faz elaboração de projetos técnicos para crédito rural, além, é claro, de receber toda a assistência técnica à produção rural e ao meio ambiente.


Busca de Notícias