Prefeitura conclui licitação de R$ 6,7 milhões para saneamento
Dez bairros serão beneficiados, melhorando a qualidade de vida dos moradores


A Prefeitura Municipal de Barbacena finalizou, na última semana, a licitação para as obras de saneamento que beneficiará dez bairros da cidade. Ao todo, serão R$ 6,7 milhões de investimentos em saneamento na construção de aproximadamente de 14 km de redes, com diâmetro variando de 150 a 300 mm. A licitação ocorreu no último dia 02 e a empresa vencedora foi a Empreendimentos MM Ltda, de Belo Horizonte. Os trabalhos serão coordenados pelo serviço de Água e Saneamento - SAS. Cerca de 20 mil moradores serão beneficiados com o projeto.

Segundo o prefeito Toninho Andrada, o seu governo percorreu um longo caminho para atingir esta fase. Segundo ele, assim que conseguiu colocar o município adimplente, foram contratados os projetos para as obras de esgotamento sanitário e, uma vez aprovados, autorizado o processo de licitação. “Começamos a colher os frutos do intenso trabalho que fizemos no primeiro semestre, saneando as contas municipais, equacionando as dívidas, reformando a máquina pública, recolocando a cidade na rota das verbas e priorizando os setores mais emergentes. Agora estamos com tudo pronto para iniciar as melhorias que a cidade necessita”, disse Toninho.

Para o morador do bairro Nova Suíça, José Luiz da Silva, as obras de saneamento serão uma grande realização para a cidade, pois já tem alguns anos que Barbacena estava precisando de melhorias nesse setor. “Os grandes beneficiados com as obras serão os moradores, pois trarão mais qualidade de vida para todos”, disse. Quem também ficou satisfeito com a notícia é Carlos Campos, do bairro Nova Cidade, porque as obras de saneamento trarão melhorias principalmente para as regiões onde esse tipo de serviço não existe ou acontece de maneira precária.

As obras terão dois polos distintos, um abrangendo o sistema de esgotamento sanitário da bacia do córrego do Galego, denominada como ETE Bacia do córrego do Galego, que inclui os bairros Nova Cidade, Distrito Industrial, Jardim das Alterosas, Nova Suíça, Ipanema e Quintas da Mantiqueira. Está prevista a construção de interceptor de esgoto às margens da BR 040 com extensão de 3 km, e a de uma Estação de Tratamento de Esgoto - ETE, com capacidade para tratar até 20 litros/s, onde atualmente é localizada uma ETE já saturada, bem como as redes coletoras nos bairros acima, proporcionando um atendimento com capacidade para suportar a expansão populacional daquela região por 20 anos.

Outro benefício será a despoluição do córrego Galego, atendendo ao anseio dos moradores e produtores daquela localidade. O outro polo de obras abrangerá a bacia do córrego do Retiro das Rosas, incluindo os bairros São Vicente de Paulo, Retiro das Rosas, Eucisa e parte do Monte Mário. As obras contemplarão as redes coletoras e interceptores com extensão aproximada de 2,5 km, elevatórias e ETE com capacidade de tratamento de até 10 litros/s, com capacidade de atender à expansão populacional daquela região por 20 anos, além de devolver ao córrego uma água que atende aos padrões internacionais.


Busca de Notícias