Prefeito assina ordem de serviço para construção do Centro Viva Vida em Barbacena
Centro será referência na região no combate à mortalidade infantil e materna e para a saúde do homem e da mulher


Uma obra em prol da vida. Assim pode ser considerada a construção do Centro Viva Vida em Barbacena, que será também referência para mais 15 municípios da região. A ordem de serviço foi assinada, terça-feira, dia 15, pelo prefeito Toninho Andrada e entregue ao engenheiro-proprietário da Reconp Engenharia, empresa responsável pela execução da obra, Marcos Flávio Pereira de Castro, já no canteiro de obras, em terreno localizado entre os bairros João Paulo II e Grogotó. E o Centro Viva Vida, que tem uma obra orçada em R$ 1.784.298,67, vai trabalhar na prevenção da saúde do homem e da mulher, mas principalmente no combate à mortalidade infantil e materna, com trabalho especializado na área de atendimento à criança em risco de vida.

Com expectativa de estar sendo entregue à população em um ano e três meses, o Centro Viva Vida, que é mais uma parceria da Prefeitura de Barbacena com o Governo do Estado, está sendo construído em uma área doada pela Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), com autorização da Assembleia Legislativa mediante projeto apresentado pelo deputado Lafayette Andrada.

Na cerimônia de assinatura da ordem de serviço para o início da obra, o prefeito Toninho Andrada destacou a importância para Barbacena em passar a contar o Centro Viva Vida: “É um marco para a saúde, não só de Barbacena, mas de toda região, receber um Centro como este, que vai cuidar da saúde do homem, da mulher e da criança de 15 municípios da nossa região. O aspecto humano desta obra é importantíssimo, pois vamos ter aqui um trabalho de prevenção e de acompanhamento no combate à mortalidade infantil”.

O secretário municipal de Saúde, José Orleans da Costa, também falou da importância do trabalho que será realizado pelo Centro: “O Viva Vida é uma estratégia do Governo de Minas no combate à mortalidade infantil. Este será um local especializado para tratar grávidas e crianças em risco. Mas o Centro fará também um trabalho mais amplo, com profissionais da área atendendo homens e mulheres”.

A obra tem sido esperada com grande expectativa por moradores dos bairros vizinhos. Presidente da Associação Amigos do Bairro Greenville, Miguel Arcanjo Furtado, se mostrou entusiasmado com a construção do Centro: “É uma obra de primeiro mundo em Barbacena, que vai ser importante para as comunidades aqui de perto, mas que vai beneficiar também até outras cidades”.

Também estiveram presentes ao evento o vice-prefeito Mário Raimundo de Melo; o secretário-chefe da Casa Civil, professor José Augusto Penna Naves; os vereadores José Jorge Emídio, Flávio Maluf, Flávio Barbosa, Ilson Guilherme de Sá (Tererê) e Márcio Zeferino; além do padre Carlos Wilson, que abençoou o local onde ficará o Centro viva Vida, demais secretários municipais, lideranças e moradores.


Busca de Notícias