Prefeitura realizará Censo Eletrônico para atualizar dados do funcionalismo
Os formulários eletrônicos deverão ser preenchidos pelo funcionalismo no período de 29 de julho a 22 de agosto


Com o objetivo de atualizar os dados dos servidores públicos municipais efetivos, comissionados, contratados, licenciados, aposentados, cedidos a qualquer título, e estagiários, o Prefeito Toninho Andrada assinou o Decreto Municipal 7.636 instituindo o Censo Funcional Eletrônico - CEFE, que será realizado em todos os órgãos da Administração Direta e Indireta do município. De acordo com o Decreto, os formulários eletrônicos deverão ser preenchidos pelo funcionalismo no período de 29 de julho a 22 de agosto próximo, através do endereço eletrônico oficial www.barbacena.mg.gov.br.

O Secretário Municipal de Planejamento e Gestão - SEPLAN, Diogo Carreiro Lima informou que o Censo Funcional Eletrônico visa “modernizar o sistema de gestão dos servidores públicos municipais visando a sua maior segurança e a utilização de modernas tecnologias de informação e comunicação”. Ele destacou a necessidade “de ampliar a base de dados atinentes aos servidores públicos municipais para aprimorar as possibilidades de formulação de providências administrativas, funcionais e financeiras relativas ao pessoal” o que, segundo o Secretário, “possibilitará a realização de estudos e levantamentos mais precisos para a formulação de novas políticas de valorização dos servidores”.

Destacando a atual “defasagem de dados e informações relativas aos servidores públicos municipais, e que o último Censo Funcional concluído se deu há mais de duas décadas”, o Secretário Municipal da Casa Civil, José Augusto Pena Naves, considerou a iniciativa como um “importante passo para a elaboração de políticas públicas consistentes em favor do funcionalismo municipal”.

O Decreto regulamenta a realização do Censo disponibilizando no endereço eletrônico oficial informações sobre o formulário eletrônico que deverá ser preenchimento pelos funcionários, com manual de instruções de preenchimento, relação de documentos necessários para o recadastramento, e o canal de esclarecimento de dúvidas. A operacionalização do Censo será feita pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão - SEPLAN e sua gestão será feita por Comissão Gestora integrada pelos Secretários Municipais de Planejamento e Gestão, da Casa Civil e de Governo, pelo Subsecretário Municipal de Recursos Humanos, de Tecnologia da Informação e pela Vice-Presidente de Inovação Tecnológica da Agência Municipal de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região - AGIR.

Segundo, ainda o Decreto, o Censo seguirá as seguintes fases: I - obtenção de senha de acesso pelo servidor, que inicialmente será disponibilizada no comprovante de rendimentos referente ao mês de junho de 2014; II - preenchimento dos formulários eletrônicos no período de 29 de julho a 22 de agosto, através do endereço eletrônico oficial www.barbacena.mg.gov.br;  III - validação presencial e entrega de documentos;

IV – validação das informações pela Subsecretaria Municipal de Recursos Humanos e pela Subsecretaria de Tecnologia da Informação; V - encaminhamento das informações apuradas aos responsáveis pelos respectivos órgãos de lotação do servidor para os devidos esclarecimentos e validação; VI - atualização da base de dados do Sistema de Gestão e implantação dos novos procedimentos; e, VII - Conclusão do Censo Funcional Eletrônico - CEFE.

A participação do servidor no Censo será obrigatória e acarretará bloqueio de pagamento de vencimento aos não participantes. A Subsecretaria Municipal de Recursos Humanos - SUBRH e a Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação - SUTEC manterão atendimento especial para esclarecimento de dúvidas e orientações gerais necessárias para a execução do Censo. O servidor que não tiver acesso a equipamentos eletrônicos ou que tiver dificuldade em executar as fases que lhe são próprias, contará com computadores para o preenchimento dos formulários eletrônicos do Censo Funcional, que serão disponibilizados pela Subsecretaria Municipal de Recursos Humanos - SUBRH. 


Busca de Notícias