Projeto é aprovado para o IV CEMA
O trabalho será apresentado no período de 28 a 30 de julho de 2014, na UFJF


O trabalho “O corpo e a construção da autonomia do fazer matemático na educação infantil (RE)”, de autoria da professora Luiza Bernadete Rodrigues Campos, que atua na educação infantil na Escola Municipal “Visconde de Carandaí”, na comunidade de Ponto Chique, zona rural do município de Barbacena, foi avaliado e aprovado pela Comissão Científica do IV Colóquio de Educação Matemática (Cema). Com a aprovação, o trabalho será apresentado no IV Cema, no período de 28 a 30 de julho de 2014, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

O projeto envolveu 16 alunos de uma turma multisseriada (1º e 2º períodos) de Educação Infantil. Considerando a importância que a criança dá aos aspectos relacionados a si mesmo (sua imagem, nome, pertences), a sequência de atividades desenvolvida priorizou o trabalho a partir do corpo do próprio aluno para a construção das ideias matemáticas.

Enquanto ampliavam progressivamente o conhecimento de sua imagem corporal, as crianças participavam de uma série de situações envolvendo números, relações entre quantidades, seriação, localização espacial, noções de medidas de comprimento, massa e tempo, interpretação e conhecimento de dados.

Utilizando seus conhecimentos prévios e recursos próprios os alunos levantaram hipóteses, formularam e comunicaram procedimentos para a resolução de problemas, produzindo conhecimento significativo.

O Colóquio de Educação Matemática é um evento que ocorre na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) a cada três anos com o propósito de contribuir para com a formação continuada de professores de Matemática, a promoção da pesquisa em Educação Matemática e a divulgação da produção científica e educacional/pedagógica da comunidade de educadores matemáticos.


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