Prefeitura e Abarflores firmam parceria para o Centro de Comercialização
O objetivo é fortalecer a gestão do Centro de Distribuição e Comercialização de rosas e flores produzidas na cidade


A Prefeitura de Barbacena e a Associação Barbacenense dos Produtores de Rosas e Flores - Abarflores firmaram Termo de Cooperação com o objetivo de fortalecer a gestão do Centro de Distribuição e Comercialização de rosas e flores produzidas na cidade. A unidade tem 1.200 m2 e está localizado às margens da BR 040. A parceria foi selada em reunião no gabinete do Prefeito Toninho Andrada com a Presidente da Abarflores, Sheila Loschi, com a assinatura do documento. Também participaram da reunião, o Vice-Prefeito Mário Raimundo e o Tesoureiro da entidade Genésio Marques de Oliveira.

Com parceria, a Prefeitura de Barbacena assume a gestão do Centro de Distribuição e Comercialização, tendo como objetivo o desenvolvimento de programas de incentivo as atividades agrícolas voltadas para produção de flores, além de incentivar e estimular, através de programas e ações técnico-administrativas, a comercialização de rosas e flores do produtor barbacenense. “Estamos construindo uma relação voltada para o fortalecimento do mercado barbacenense que é o terceiro maior produtor brasileiro de rosas e flores”, disse o Prefeito, justificando a iniciativa com a necessidade urgente de profissionalizar as atividades comerciais e de negócios do setor. Para Sheila Loschi, a parceria é importante porque “juntas forças diferentes numa mesma direção, ampliando as possibilidades de comercialização da produção barbacenense de rosas e flores”.

Com venda de 5 milhões de rosas e 1,5 milhão de flores no ano passado, Barbacena concentra o terceiro lugar em produção no país, de acordo com levantamento do Instituto Brasileiro de Floricultura. No maior volume de pedidos, a preferência ainda é pela rosa vermelha, a mais vendida. Mas as rosas diferenciadas e mescladas tem tido muita procura. Cerca de 70% das vendas são para o mercado interno e 30% para exportação, que acontece de janeiro a março, para Portugal. 


Busca de Notícias