Barbacena se prepara para o “Dia D – Toda Escola Fazendo a Diferença”
Programa voltado a intervenção pedagógica nas escolas públicas


Programa de intervenção pedagógica das escolas públicas de Minas gerais, o “Dia D - Toda Escola Fazendo a Diferença” será realizado nas escolas públicas de Barbacena nos dias 13 e 23 de agosto. O dia 13 será destinado a equipe escolar e o dia 23 contará com a participação da equipe escolar, comunidade e alunos.

A programação para a realização do Dia D foi definida em reunião com a presença de diretores de escolas municipais, técnicos em educação e orientadores de estudos, no último dia 4 de agosto, no anfiteatro Angelina Ferreira, da Secretaria Municipal de Educação e Desporto.

Durante o encontro, os profissionais da Secretaria Municipal de Educação e Desporto orientaram os participantes sobre a condução do processo de organização da escola, tendo como referência a aprendizagem, com a atenção voltada aos interesses e necessidades dos alunos, às suas dificuldades e talentos, às suas características e estilo. 

No encontro, a técnica em Educação, Ana Lúcia Dias, falou sobre “A liderança do diretor para resultados de sucesso”. Depois, foram apresentados os resultados do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). 

Os resultados mostram um avanço significativo do município na proficiência média dos alunos e ultrapassam a metas previstas para 2013, o que demonstra a melhoria da qualidade do ensino na rede pública de Barbacena. 

A técnica em educação, Maria Auxiliadora Cimino Moreira, falou sobre as diretrizes gerais de organização do Plano de Intervenção Pedagógica (PIP), que será empregado em todas as escolas municipais, constituindo um conjunto de metas e ações para a melhoria dos resultados nas avaliações de 2014.

 


Busca de Notícias