Prefeitura amplia atendimento médico da população
A Prefeitura Municipal aderiu ao Programa Mais Médicos em janeiro e hoje são nove profissionais à disposição com atendimento todos os dia da semana


Desde que aderiu ao Programa Mais Médicos, do governo federal, a Prefeitura de Barbacena, através da Secretaria Municipal de Saúde, conseguiu melhorar muito o atendimento em várias unidades de saúde, porque passou a ter médico o dia todo e todos os dias da semana. Uma conquista para o município e que está sendo muito elogiada pela população. “Como é bom chegar na unidade de saúde a qualquer hora do dia e encontrar médico para nos atender. Já saio de casa com minha consulta marcada, porque o agendamento acontece sempre na sexta-feira da semana anterior. Mas quando precisei de um atendimento por não estar me sentido bem, também fui atendida. Uma ótima conquista para o sistema de saúde do nosso município”, relatou Vera Lúcia, do bairro Novo Horizonte que utiliza os serviços da Unidade de Saúde do Santa Efigênia.

Quem também está satisfeita com o atendimento médico é Sílvia Helena, do bairro Vilela. “Ficamos muito tranquilos em saber que agora temos atendimento médico todos os dias da semana e que fica na unidade o dia todo. Facilitou muito a vida de nós moradores, porque mesmo não estando com a consulta agendada, se por uma emergência a pessoa precisar, ela é atendida. E o melhor, uma realização com total atenção”, declarou Silvia, que usufrui dos serviços da Unidade Básica de Saúde do Vilela.

Atualmente, dentro da rede de saúde do município, são nove profissionais que fazem parte do Programa Mais Médicos, sendo alguns cubanos e outros brasileiros. Estão distribuídos entre as seguintes unidades básicas de saúde do Santa Efigênia, João Paulo II, Vilela, Ipanema, Santa Cecília, Funcionários e nos distritos de Correia de Almeida e Padre Brito. São profissionais que atendem todos os dias, mas somente em dois períodos da tarde que não estão presentes porque participam de estudos que fazem parte das regras do Programa.

Segundo Queila Cristina Pereira de Souza, subsecretária de Promoção e Ação em Saúde, dentro do programa, a contrapartida do município é em relação à alimentação e moradia dos profissionais e acontece através de um repasse financeiro realizado todo mês. “O Programa iniciou em Barbacena no mês de janeiro e os resultados alcançados são extremamente positivos. Os profissionais passam a estar mais próximos da comunidade criando, a cada dia, um vínculo que influencia na qualidade do atendimento. O trabalho deles está diretamente ligado à atenção básica da saúde”, destacou. 


Busca de Notícias