Ministério da Saúde autoriza mais 25 leitos para o IMAIP
Os novos leitos fazem parte do redesenho proposto pela Prefeitura de Barbacena para o sistema de urgência e emergência da saúde na região macro-centro/sul


O Ministério da Saúde comunicou oficialmente ao Secretário Municipal de Barbacena, José Orleans da Costa, a liberação de mais 25 leitos de cuidados prolongados para o Hospital Maternidade IMAIP. Os leitos serão utilizados como estrutura de retaguarda aos pacientes provenientes da urgência e que não necessitam mais de atenção como agudos. Os novos leitos fazem parte do redesenho proposto pela Prefeitura de Barbacena para o sistema de urgência e emergência da saúde na região macro-centro/sul, sendo aprovada em Comissão Intergestores Bipartire - CIB e pela área técnica do Ministério da Saúde. A Comissão Intergestores Bipartite - CIB é o fórum de negociação entre o Estado e os municípios na implantação e operacionalização do Sistema Único de Saúde - SUS. Como colegiado bipartite, a CIB é composta paritariamente por nove representantes da Secretaria de Estado da Saúde e por nove do Conselho de Secretários Municipais de Saúde - COSEMS.

Os novos leitos atenderão os pacientes que não podem ser internados em casa e cuidados pelo programa “Melhor em Casa”, implantado no município, que é a única cidade-pólo da região a efetivá-lo. Assim,  os novos 25 leitos desafogarão os leitos de clínica geral da Santa Casa de Misericórdia e do Hospital Geral de Barbacena (Fhemig).

O Secretário José Orleans comemorou a decisão do Ministério da Saúde de autorizar mais 25 novos leitos para a cidade, como “um grande passo na oferta de de uma saúde cada vez melhor para o cidadão”. Ele informou que o IMAIP solicitou apoio técnico da Secretaria Municipal de Saúde e enviou proposta  ao Ministério que acabou obtendo parecer favorável.


Busca de Notícias