Barbacena recebe os melhores atletas do país para o Torneio Nacional de Esgrima
Cerca de 400 competidores estiveram na cidade entre os dias 8 e 10 de agosto


Barbacena sediou, entre os dias 8 e 10 de agosto, o Torneio Nacional de Esgrima Cidade de Barbacena, que reuniu cerca de 400 atletas na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). Os melhores nomes do esporte no país estiveram na cidade para a competição, que conta pontos para o ranking nacional. A organização administrativa do evento foi da Prefeitura, por meio do Comitê Olímpico Municipal - COM e da Agência de Desenvolvimento Integrado de Barbacena e Região - AGIR. Já a parte técnica foi de responsabilidade da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE) e da EPCAR.

A qualidade da organização do torneio chamou atenção. José Humberto de Freitas, pai de um dos atletas, de Belo Horizonte, é um exemplo de quem gostou do que viu. 'Nós fomos muito bem acolhidos e, para o meu filho, que está apenas começando, foi uma oportunidade de conhecer uma estrutura diferenciada, além de atletas de alto nível”.

O gerente do COM, Newton Centurião, destacou a importância do Torneio e a qualidade dos atletas participantes. 'Nós conseguimos trazer os melhores competidores, que estão correndo atrás de uma vaga na Seleção para representar o Brasil em eventos nacionais e internacionais”.

O torneio, que foi aberto ao público, também foi aprovado pelos barbacenenses. Muitos tiveram contato com o esporte pela primeira vez. 'Eu trouxe meus trigêmeos, que não conheciam a esgrima. Eles adoraram. É diferente, mas fácil de entender', afirma o servidor público Edimar Oliveira. 'No fim das contas, isso pode despertar neles o interesse pelo esporte, o que é sempre válido”, concluiu.

Melhores atletas do país dão o tom da competição

Grandes esgrimistas das três modalidades do esporte – sabre, espada e florete – esquentaram o torneio.  Athos Schwantes é um dos principais nomes da categoria espada masculina, tendo participado dos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, sagrou-se campeão na cidade. “Eu vim para Barbacena com tudo, na intenção de obter este resultado. Como é a segunda etapa do circuito brasileiro em 2014 [a primeira foi em São Paulo], era importante fazer bonito aqui. E eu consegui. A sensação é de missão cumprida”.

Quem também venceu em Barbacena foi Élora Ugo, que esteve nas Olimpíadas de Atenas, em 2004, com o sabre feminino. “Ganhar um torneio nacional significa que estamos no caminho certo. Faltam dois anos para o Rio e conquistar uma vaga é o que eu mais quero”.

Atletas de Barbacena também participam do torneio

Os barbacenenses também marcaram presença. Foram, ao todo, 11 atletas da cidade participando do Torneio Nacional de Esgrima Cidade de Barbacena. Todos são alunos da EPCAR e da modalidade espada masculina. “É um esporte que está se iniciando no município. Como o nível é bastante elevado, selecionamos 11 entre os 30 que treinam na Escola Preparatória.”, ressalta Newton Centurião, que também é o treinador dos alunos.

Leonardo Hickmann, do 3º ano do Ensino Médio, foi um dos participantes. “Uma competição deste nível é um incentivo para todos nós, que praticamos um esporte ainda pouco difundido. Foi uma ótima experiência”.

Barbacena entra na rota da esgrima nacional

Com o saldo positivo do torneio, a parceria com o município não deve parar por aí. É o que afirma o vice-presidente da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), Ricardo Machado. 'As instalações são maravilhosas, a cidade tem um clima agradável, conta com bons hotéis e agora queremos avançar. Já estamos discutindo a possibilidade de trazer não apenas competições, mas a equipe nacional para treinar aqui. O prefeito, Toninho Andrada, se mostrou interessado. Tem tudo para dar certo', encerrou.

Resultado final do Torneio Nacional de Esgrima Cidade de Barbacena

Sexta-feira (08/08)

Espada feminina:

1º lugar – Amanda Netto Simeão (Sociedade Thalia)

2º lugar – Katherine Miller (Clube Militar)

3º lugar – Bianca Dantas (Barroca Tênis Clube) 

 

Sabre Masculino:

1º lugar – William Zeytounlian (A.P. Esgrima)

2º lugar – Tywilliam Guzenski (SOGIPA)

3º lugar – Enrico Pezzi (SOGIPA)

 

Sábado (09/08)

Espada Masculina:

1º lugar – Athos Schwantes (Assoc. Mestre Kato)

2º lugar – Nicolas Ferreira (E.C. Pinheiros)

3º lugar - Alexandre Camargo (Assoc. Mestre Kato)

 

Florete Feminino:

1º lugar – Ana Bulcão (E.C. Pinheiros)

2º lugar – Tais Rochel (E.C. Pinheiros)

3º lugar – Mariana Daffner (E.C. Pinheiros)

 

Domingo (10/08)

Florete Masculino:

1º lugar – Guilherme Toldo (G.N. União)

2º lugar – Heitor Shimbo (E.C. Pinheiros)

3º lugar – João Souza (G.N. União)

 

Sabre Feminino:

1º lugar – Élora Ugo (A.P. Esgrima)

2º lugar – Karina Lakerbai (A.P. Esgrima)

3º lugar – Giulia Gasparin (SOGIPA)

 


Busca de Notícias