Milhares de pessoas participaram da ação social em comemoração ao aniversário da cidade
Uma sequência de atividades envolveu quem estava praça e atraiu o olhar de quem transitava pela área central da cidade


Nem mesmo o frio e a garoa que pairaram sobre Barbacena na manhã do último sábado, 16, inibiram os moradores que não perderam tempo e foram em família para a praça dos Andradas aproveitar a ação social em comemoração aos 223 anos da cidade. O evento encerrou, em grande estilo, a programação do aniversário de Barbacena. Uma sequência de atividades envolveu quem estava praça e atraiu o olhar de quem transitava pela área central da cidade.

A programação teve início com a belíssima apresentação da banda da Escola Preparatória de Cadetes do Ar - Epcar. Depois o público foi presenteado com dança de rua e também de integrantes da igreja Quadrangular, balé do Cefec, do coral com interpretação em libras dos alunos do Caic e com músicas de raiz com os Violeiros da Escola Legal do Caic.  O grande destaque da manhã foi o teatro do Grupo Cabana, de Belo Horizonte, com a peça “Eh, boi” com um brilhante espetáculo que envolveu público.

Quando as pessoas não estavam envolvidas com as apresentações, aproveitaram os diversos serviços colocados à disposição da população como aferição de pressão arterial, exame de glicemia, sobre saúde bucal; saúde do homem, da mulher e da criança; informações preventivas relacionadas à nutrição e à dengue. As pessoas aproveitaram ainda para fazer o Cartão SUS e os homens para marcar o exame de PSA. Quem passou pela praça teve também a oportunidade de levar para casa mudas de palmeira fênix, mini-rosas, margarida e vária outras plantas. Ao todo foram quase duas mil mudas distribuídas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural.

Os barbacenenses conheceram um pouco dos trabalhos realizados pelas Salas Recurso presentes em várias escolas da rede municipal de ensino e que vem fazendo a diferença na aprendizagem de muitas crianças e jovens. A educação ambiental foi uma outra atividade presente na praça com a Sala Verde. Uma manhã que não faltou diversão para as crianças. Além de vários brinquedos para alegrar os pequenos teve também distribuição de pipoca.

Uma ação promovida pela Prefeitura Municipal, através da Agir e vários outros setores da instituição e que contou com a parceria de diversas entidades o que deu um toque muito especial ao evento. Uma das grandes parceiras foi a TV Integração, com o seu programa “Integração Cidade”. 

“A finalidade da Prefeitura Municipal foi promover uma programação que envolvesse a população. Tudo que realizamos em comemoração ao aniversário da cidade foi bem recebido pelos moradores e a ação social na praça foi a prova final porque tivemos a grande participação dos moradores usufruindo do serviços e se divertindo com as várias atividades apresentadas”, pontuou Edson Brandão, diretor de Cultura da AGIR. 


Busca de Notícias