Governador Alberto Pinto Coelho recebe Medalha Sobral Pinto
Sessão Solene da Câmara de Vereadores com a presença do prefeito Toninho Andrada


Como parte das comemorações dos 223 anos de emancipação política e administrativa de Barbacena, o governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, recebeu a Medalha Sobral Pinto, mais alta honraria do Município, durante Sessão Solene da Câmara Municipal, realizada na noite desta quarta-feira, dia 13, no centro de convenções do Hotel Master Plaza, com a presença do prefeito Toninho Andrada e o presidente do Legislativo, Amarílio Augusto de Andrade, autor da indicação do nome do governador Alberto Pinto Coelho para receber a Medalha.

A Medalha Sobral Pinto evoca a memória do jurista barbacenense Heráclito Fontoura Sobral Pinto, que marcou a história recente do Brasil em defesa dos Direitos Humanos, em especial, na defesa dos perseguidos políticos nas ditaduras Vargas e Militar. Sobral Pinto faleceu aos 98 anos, sendo à época, o mais antigo advogado e defensor dos direitos humanos no Brasil. A medalha já foi entregue a políticos como Tancredo Neves e José Sarney, e a personalidades como o arquiteto Oscar Niemeyer.

Homenageado da Sessão Solene, o governador Alberto Pinto Coelho fez um discurso de agradecimento mostrando a importância do momento: “Uma homenagem da Casa do Povo, que leva o nome de Sobral. É com muito orgulho e honraria que recebo esta medalha. Fico lisonjeado pelo carinho com que sou tratado neste momento”, destacou o governador, que ao falar de Sobral Pinto lembrou: “Viveu do trabalho, para o trabalho. Sempre lutou em defesa dos direitos humanos”.

O prefeito Toninho Andrada, que ao lado de Amarílio Augusto Andrade, entregou a Medalha, falou do aniversário e da importância do Governo do Estado para a cidade: “Barbacena completa 223 anos, mas sempre de olho no futuro. E hoje, governador, ao incluir seu nome neste rol de homenageados, com a Medalha Sobral Pinto, mostramos como suas ações são importantes para o nosso Município”.

Já o presidente da Câmara Municipal, Amarílio Augusto de Andrade, destacou outras autoridades que receberam a Medalha, inclusive lembrando que Alberto Pinto Coelho estava presente na entrega da honraria a Tancredo Neves, 30 anos atrás. “O governador pode andar por Barbacena com o prefeito e ver de perto ações que partiram da parceria da Prefeitura com o Estado. Homenagear o governador é mostrar o agradecimento de Barbacena por suas ações voltadas para o nosso Município e prestigiar um importante político”.

E a Sessão Solene também marcou outro importante momento. O presidente da Câmara, Amarílio Augusto de Andrade entregou ao engenheiro-proprietário da Reconp Engenharia, Marcos Flávio Pereira de Castro, a ordem de serviço das obras do segundo módulo do Centro de Atendimento aos Portadores de Câncer, no valor de R$ 1,9 milhão. A obra foi criada pelo vereador Amarílio e o saudoso Dom Luciano Mendes de Almeida.

Na solenidade de entrega da medalha ao governador Alberto Pinto Coelho, além do prefeito Toninho Andrada e do presidente da Câmara Amarílio Augusto de Andrade, compuseram a mesa o desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Adilson Lamonier; o secretário estadual de Saúde, José Geraldo de Oliveira; subcomandante da Epcar, Coronel Carlos Hilário de Castro; comandante da 2º CIA do Corpo de Bombeiros, Capitão Maicon Alfim; chefe do 13º Departamento da Polícia Civil, Saede Divan; e o diretor geral da Saint Gobain do Brasil, Reinaldo de Andrade Valú.

Também participaram da solenidade o deputado federal Bonifácio Andrada; o deputado estadual Lafayette Andrada, a primeira-dama de Barbacena, Paula Andrada; o prefeito de Alfredo Vasconcelos, José Vicente; e o prefeito de Ressaquinha, Denilson da Cruz.

Devido às obras de restauração do prédio histórico da Câmara Municipal, no Centro da cidade, as solenidades e sessões solenes do Legislativo têm ocorrido no centro de convenções do Hotel Master Plaza.


Busca de Notícias