Prefeitura firma parceria para produção de material de educação ambiental
Kit será utilizado em escolas e comunidades de Barbacena e conta com financiamento da iniciativa privada


A Prefeitura, por meio da Diretoria de Meio Ambiente da AGIR, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SEDUC), firmou uma importante parceria com a editora Controle Ambiental Nacional (CAN) para o desenvolvimento de um material voltado para a educação ambiental. A produção do kit, que já foi iniciada, deve ser trabalhada com o apoio das escolas de maneira a alcançar o maior número possível de alunos e suas comunidades.  “O diferencial desta oportunidade é a possibilidade da criação de um material com um conteúdo de acordo com a realidade do nosso município. Poderemos abordar temas com foco nas questões ambientais que a população vivencia diretamente”, destaca Rafaela Cerqueira, Chefe da Divisão de Educação Ambiental (DEA).

O kit envolve uma cartilha de educação e sensibilização ambiental e um jogo didático, que funcionam como ferramentas para os processos de ensino e aprendizagem sobre vários problemas ambientais e suas possíveis soluções.  Fotos, desenhos, textos didáticos e informativos vão compor o trabalho.

Além de aplicar o material diretamente com o público-alvo, a Sala Verde da Diretoria de Meio Ambiente ainda pretende realizar uma capacitação para professores, de maneira a permitir que eles levem a proposta para dentro de sala de aula como uma fonte contínua de conhecimento. O conteúdo está sendo elaborado pela DEA e será confeccionado pelo CAN, através do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental (PESA).

Toda a produção será em material com selo de certificação florestal. A expectativa é que o KIT seja lançado ainda neste ano.

Apoio da iniciativa privada

O projeto conta com a parceria de empresas privadas de Barbacena para a produção do kit. As doações da iniciativa privada geram dedução de impostos, com a marca exposta no material de trabalho e todas sairão certificadas pelo apoio, contando pontos para a ISO 9000 e 9001 - Gestão pela Qualidade Total, ISO 4000 e 4001 - Sistema de Gestão Meio Ambiental, NBR 16000 - Responsabilidade Social, ISO 26000, Responsabilidade Social e Sustentabilidade, ISO 50001 - Sistema de Gestão de Energia, OHSAS - 18000 e 18001 - Sistema de Gestão de Saúde e de Segurança Ocupacional (SGSSO). 


Busca de Notícias