Mais de 82 mil pessoas já estão cadastradas pela Prefeitura
Para atender as mais de 23 mil famílias, a Secretaria de Saúde conta com 27 equipes, com profissionais das mais diversas áreas


Um projeto voltado à cidadania. Assim pode ser definido o programa “Estratégia Saúde da Família”, que em Barbacena é desenvolvido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde Pública. O programa consiste em um levantamento prévio de cada família, que é feito por um agente de saúde, culminando na visita domiciliar feita por um médico àqueles que não podem ou tem dificuldades para se locomover até as Unidades Básicas de Saúde.

Os números relativos ao programa no Município mostram como a população também vê de forma positiva o projeto. Segundo a Secretaria, 23.696 famílias, totalizando 82.529 pessoas, estão cadastradas no programa. No trabalho para atender a toda população barbacenense, foram formadas 27 equipes, que são compostas, cada uma, por um médico, um enfermeiro e um técnico, além de um grupo de agente de saúde, que chega a 181 servidores, se somados todos que trabalham no Município.

Como exemplo do trabalho realizado em Barbacena, a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Carmo, que atende cerca de 3 mil famílias, possui duas equipes do programa “Estratégia Saúde da Família”, que são compostas por um médico, um enfermeiro, um técnico e oito agentes cada. O atendimento no Posto também conta com dentista, ginecologista e pediatra. Tem ainda a equipe do Núcleo de Atenção à Saúde da Família - Nasf -, que conta com dois fisioterapeutas, psicólogo, nutricionista e assistente social.

Segundo o prefeito Toninho Andrada, umas das principais prioridades de seu governo é melhorar a qualidade no atendimento à saúde da população. “Para isso, estamos refazendo um novo desenho da saúde no município, com melhorias no ESF, no Mais Médicos, na UPA, no PA, no Hospital Regional, na Policlínica Municipal de Referência, no Imaip, entre outras”, destacou.

Há seis anos trabalhando como médico do “Estratégia Saúde da Família” na UBS do Carmo, Dr. Mauro Almeida, durante uma das visitas na última terça-feira, dia 26,, falou da importância do programa: “É um serviço de qualidade  de forma gratuita. Isto é cidadania e a população merece este respeito, pois paga seus impostos e tem direito de ter uma saúde de qualidade. Muitas pessoas não têm como ir ao Posto, mas continuam tendo direito de serem atendidas em casa”. Ele explicou também que, além da consulta, o médico pode fazer receita e pedidos de exames.

O domicílio visitado por Dr. Mauro de Almeida foi o do casal dona Iraci Pereira Batista, 82 anos, e senhor Arnaldo Batista Diogo, 86 anos. Na casa, além do casal, mais duas pessoas são cadastradas no programa “Estratégia Saúde da Família”.

Do alto de seus 82 anos de experiência de vida, dona Iraci, uma senhora sorridente, que faz acompanhamento devido à hipertensão e um problema na tireoide, enquanto era atendida por Dr. Mauro, mostrava consciência cidadã ao falar do programa: “Para mim é ótimo ter um programa como este, pois não tenho como ir ao Posto. Mas se pudesse, eu queria poder ir lá (Posto), para ser atendida como todos os outros pacientes. É muito bom receber esta visita do médico em casa”.


Busca de Notícias