Casa de Cultura recebe o Encontro Histórico-Musical
Evento foi marcado pelo dinamismo e alcançou um grande público


A Casa da Cultura de Barbacena recebeu na última terça-feira (26) o Encontro Histórico-Musical, promovido por meio de parceria entre Associação Cultural do Arquivo Histórico Municipal Professor Altair José Savassi (ACAHMPAS) e a Sociedade de Cultura Musical de Barbacena (SCMB). Músicas clássicas e histórias de grandes personagens da nossa cidade foram os pontos altos, marcando o evento, que contou com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Diretoria de Cultura e Turismo da AGIR e da Biblioteca Pública Municipal Honório Armond. 'Estamos juntos desde o início do ano. A ideia é unir os trabalhos para atingir um público maior. O mais interessante é poder dinamizar o espaço', destaca Edna Rezende, chefe do Arquivo Histórico Municipal.

A primeira parte do evento foi de muita música, com composições de Gino Bechi, Sérgio Endrigo, Lucio Dalla e Jimmy Fontana. As interpretações ficaram por conta de Caio Almeida, Sheldon Soares e do professor Claudiney Gouveia. O acompanhamento ao piano foi do professor David Sad.

Já a segunda parte reuniu a história de três personagens marcantes de Barbacena: Vitória da Silva, uma escrava vinda da Costa da Mina, que foi alforriada, tornou-se comerciante, possuiu imóveis, jóias e até um escravo; Manuel Rodrigues Nunes, um rico fazendeiro; e Faustino Cândido de Araújo, um boticário de uma importante família do ramo. Quem falou sobre eles foi Edna Rezende, que também é Doutora em História pela UFMG. 'É uma tarefa difícil selecionar apenas três nomes, porque temos 30 mil documentos e mais de 300 títulos de jornais no Arquivo Histórico. Mas as histórias escolhidas são ricas, mostram como a sociedade se formou e nos ajudam a entender os dias de hoje', ressalta.

Ao final do Encontro, tanto a ACAHMPAS quanto a SCMB entregaram certificados em agradecimento aos vários colaboradores que, ao longo dos anos, têm contribuído com as atividades desenvolvidas pelas associações.


Busca de Notícias