Começa período de vacinação contra o HPV
A meta é vacinar pelo menos 80% das adolescentes de 11 a 13 anos


Começou a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra HPV, voltada para adolescentes com idades entre 11 e 13 anos. Durante todo o mês de setembro a vacina estará disponível. A Vacinação contra o HPV tem o objetivo de prevenir o câncer de colo do útero, refletindo na redução da incidência e da mortalidade causada por esta enfermidade.  A meta é vacinar 80% das adolescentes de 11 a 13 anos de um público alvo de 2.890 em Barbacena.

A vacina é composta de três doses – a primeira foi realizada no último mês de março; a segunda deve ocorrer seis meses após a primeira, e a última deverá ser aplicada cinco anos após a primeira.

Além da segunda dose, o Ministério da Saúde ampliou a vacinação para as adolescentes que tenham completado 11 anos após o primeiro ciclo da vacina (março/2014) ou ainda não tenham se imunizado, para que elas possam dar início ao  esquema vacinal.

A estratégia para a Vacinação será mista, ou seja, a vacinação ocorrerá:

- Nas Escolas: para as adolescentes que receberam a 1ª dose nestas instituições. A vacinação ocorrerá entre 8 a 12 deste mês.

- Na Unidade de Saúde mais próxima de casa: para as adolescentes que já completaram 11 anos e devem receber a 1ª dose da vacina. Neste caso deverá estar acompanhada pelo responsável.

Em ambos os casos é necessária a apresentação da Caderneta de Vacinação.

Ao todo, há mais de cem tipos de HPV, vírus transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. A vacina que será aplicada no Brasil protege contra os quatro tipos mais recorrentes de HPV: 6, 11, 16 e 18 – os dois primeiros ligados a 90% das verrugas genitais e os dois últimos, a 70% dos casos de câncer de colo do útero. 


Busca de Notícias