Educandários abrem o desfile da Semana da Pátria
O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal, através da Agir, e a Escola Preparatória de Cadetes do Ar


As comemorações da Independência do Brasil se iniciaram oficialmente em Barbacena no dia 05, sexta-feira, com o tradicional desfile estudantil de educandários públicos e particulares da cidade, que acontece anualmente na avenida Coronel José Máximo, no bairro São Sebastião. O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal, através da Agir, e a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, Epcar e contou com a presença de várias autoridades civis e militares, da comunidade barbacenense e familiares dos alunos.

A solenidade cívica foi presidida pelo secretário-Chefe da Casa Civil, professor José Augusto Penna Naves, representando o prefeito Toninho Andrada; que se fez acompanhar da Ten. Cel. Denise Bellone de Medeiros, representante do Comandante da Epcar, brigadeiro-do-ar Celestino Tedesco; e do comandante do 9º Batalhão da PMMG, Jesus Milagres, representante do Comandante da 13ª RMPM, coronel Ricardo Calixto.

As três autoridades deram início ao evento hasteando respectivamente a bandeira de Barbacena, do Brasil e de Minas Gerais, sob os acordes do Hino Nacional, executado pela Banda de Música da Polícia Militar de Minas Gerais, sob regência do maestro tenente Caloy. Também presentes ao evento a vereadora Grácia Araújo, representando o Poder Legislativo, o Sub-comandante do 9º BPM, Major Cláudio da Silva Costa, o comandante da 13º Cia. de Missões Especiais da PM, Major Ângelo Pádua, e o Ten. Eduardo, Diretor de Relações Públicas da Epcar, dente outras autoridades.

Desfile apresenta temas históricos

O desfile estudantil ocorreu sob os acordes da fanfarra do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais. Quinze instituições educacionais das redes municipal, estadual e particular participaram do desfile, oportunidade em que apresentaram projetos que são desenvolvidos pelos alunos em suas respectivas Escolas e que têm contribuído para a formação educacional dos estudantes. As Escolas também retrataram sua história e apresentaram temas ligados à área cultural, esportiva e histórica, relativa a cidade, o estado e o país.  

Participaram do desfile os seguintes educandários: Centro Educacional Aprendiz, Apae, Centro Estadual de Educação Especial Maria do Rosário, Escola Estadual Dr. Rubens Crespo, Creche Escola Irmãos do Caminho, , Escola Estadual Dr. Teobaldo Tolendal, Escola Municipal Padre Sinfrônio de Castro, Escola Municipal Alberto Correa, Escola Municipal José Felipe Sad, Escola Municipal Lia Salgado, Escola Estadual São Miguel, Escola Municipal Oswaldo Fortini, Colégio Tiradentes, e participantes do projeto Ronda Escolar da Guarda Municipal. 

Amanhã, dia 7 de setembro, acontecerá o encerramento das solenidades alusivas a Semana da Pátria 2014, com o tradicional desfile cívico-militar na avenida Governador Bias Fortes, que contará com a presença do prefeito Toninho Andrada. O evento terá início às 8:45 horas da manhã, com a revista à tropa pelo brigadeiro-do-ar Celestino Todesco, seguido do desfile cívico.  


Busca de Notícias