Tradicional Troféu Independência tem início em Barbacena
Com apoio da Prefeitura, torneio será disputado até 3 de outubro


Esporte, tradição e educação. É com esta mistura que 73 equipes, de nove cidades da região, participam do Torneio Independência de Futsal 2014 em Barbacena, que será disputado de 9 de setembro a 3 outubro. A cerimônia de abertura do evento, que é organizado pela Escola Super Craques em parceria com a Prefeitura, através da Subsecretaria Municipal de Educação e Desporto, aconteceu na noite da última terça-feira, no ginásio do Colégio Imaculada Conceição.

Representando o prefeito Toninho Andrada, o secretário-chefe da Casa Civil, José Augusto de Oliveira Penna Naves, foi o responsável pelo discurso de abertura dos jogos do Troféu Independência. O juramento dos atletas teve como orador o aluno Vinícius Gomes, que estuda no Sesi.

Segundo prefeito Toninho Andrada, a Prefeitura de Barbacena tem se esforçado para incentivar e apoiar as atividades desportivas na cidade. “Já realizamos aqui grandes exemplos, como Jogos Jurídicos, Engenharíadas, Pan-americano de Mountain Bike, Copa de Hipismo, etapas do JEMG. E este ano, pela segunda vez, o Troféu Independência, com o destaque que ele merece, resgatado em nosso governo, reunindo na cidade dezenas de atletas de vários municípios. Tudo isto permite aos jovens de Barbacena interação, momentos de lazer e entretenimento, além de aquecer a economia do Município”.

O lado cívico do Troféu Independência foi destacado pelo secretário-chefe da Casa Civil, José Augusto de Oliveira Penna Naves. “É um torneio que eu lembro minha época de menino, de colégio estadual, estando participando. É um congraçamento dentro da Semana da Pátria, dentro das comemorações da Independência do Brasil. É uma coisa do civismo que leva a integração do estudante com a história do Brasil, com a nossa história, com a cidadania brasileira sobre tudo”.

Um dos responsáveis pela organização do Troféu, o subsecretário municipal de Educação e Desporto, Alaor Leite, destacou o número de participantes do torneio. “Em 2013 foi um sucesso e 2014 a expectativa é muito grande, haja vista que tivemos recorde de inscrições, 73 equipes se inscreveram para este Troféu Independência, são nove cidades da região presentes na competição. Estamos muito felizes e sabemos que Barbacena está na rota do esporte”.

Também participaram da cerimônia de abertura do Troféu Independência, o secretário municipal da Chefia de Gabinete, Antônio Carlos Suppes Doorgal de Andrada; o secretário municipal de Governo, José Francisco Vidigal Silveira; o membro do Conselho Municipal de Desporto, Hamilton Fonseca; e a diretora da Escola Municipal Alberto Correa, Adele Márcia Costa Paiva.

A Escola Municipal Alberto Correa, do bairro São Francisco, é a única da rede municipal a participar do Troféu. Ela está representada pelos alunos do programa Mais Educação. A partida de abertura da competição, na noite de terça, também entrou para a história, sendo o primeiro jogo feminino adulto do torneio. A partida foi entre Ajax (Barbacena) e Fênix (Resende Costa). As barbacenenses venceram por 3 a 0.


Busca de Notícias